IVB oferece capacitação

O Instituto Vital Brazil em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) oferece capacitação de agentes de saúde municipais para a identificação, captura e manejo de animais peçonhentos. Os acidentes com estes animais são uma importante preocupação para a saúde pública no Brasil e, recentemente, voltou à pauta com o aparecimento de escorpiões peçonhentos em Araruama, na Região dos Lagos, onde já foram encontrados cerca de seis espécimes.

O curso é oferecido todo ano aos agentes dos 92 municípios do estado e, este ano, terá início em 24 de maio com aulas teóricas e práticas. A ação é parte de um programa de capacitação permanente com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes envolvendo animais peçonhentos.

A maioria dos escorpiões é capaz de causar apenas dor e um processo inflamatório local com suas picadas. No entanto, existem algumas espécies com veneno tóxico ao ser humano, e essas são capazes de causar acidentes graves, podendo até levar à morte. É o caso do Tityus serrulatus, também conhecido como escorpião amarelo. 

Cláudio Maurício, Biólogo do Instituto Vital Brazil, explica que, apesar do aumento recente, o aparecimento de escorpiões perigosos ocorre ao longo de todo o ano. De acordo com o especialista, a melhor maneira de evitar acidentes é impedir que nossos ambientes se adequem a estes animais.

— As espécies mais perigosas de escorpiões são muito oportunistas, o que faz com que possam aparecer em praticamente qualquer lugar. Eliminar ou bloquear os pontos de acesso e verificar os materiais que trazemos para dentro das nossas residências são as melhores medidas para impedir encontros indesejados com escorpiões — aconselha Cláudio.

Ele reforça ainda que, em caso de acidente, sejam evitados quaisquer tratamentos caseiros. O correto é procurar socorro médico o mais rápido possível e lavar o local da picada com água e sabão. Os locais de atendimento podem ser conferidos no site do IVB.

IVB oferece capacitação
CURSOS
Tags