O Instituto Vital Brazil (IVB) iniciou, nesta semana, as duas primeiras turmas do Programa Anual de Treinamento dos Estagiários - evento com turmas previstas para junho, até o momento. Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos e habilidades dos jovens profissionais em formação, o projeto é aberto a todos colaboradores e busca oferecer uma experiência rica de aprendizado.
A primeira atividade para as turmas foi a palestra "Passo a Passo para um TCC Nota 10", ministrada por Márcia Andrade, profissional cedida ao IVB pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A conversa, focada em estratégias para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso, foi idealizada para ajudar os estagiários a aprimorarem suas habilidades acadêmicas e profissionais, guiando-os nos melhores caminhos para a construção de um TCC bem estruturado, coerente e de alto nível.
Márcia Andrade, que tem uma trajetória de destaque na Fiocruz e é especialista em primatas, compartilhou com os participantes sua experiência e conhecimentos, abordando as principais etapas do processo de elaboração de um TCC. A palestrante detalhou desde a escolha do tema até a apresentação final, passando pela construção de uma pesquisa sólida, a organização do trabalho e a importância de uma redação clara e objetiva.
Durante a palestra, Márcia também destacou a importância da pesquisa científica e da capacidade crítica para a produção de um TCC que não apenas atenda aos requisitos acadêmicos, mas que também agregue valor à área de estudo escolhida. "Elaborar um TCC de qualidade é um desafio, mas uma oportunidade única de contribuir para o avanço do conhecimento na sua área. O processo exige disciplina, organização e muita dedicação", afirmou.
Objetivo do Programa: Capacitação e Integração
O Programa Anual de Treinamento dos Estagiários do IVB visa capacitar os estagiários para que possam lidar com desafios acadêmicos e profissionais de forma mais eficiente. Além disso, o programa promove a integração entre estagiários e colaboradores da instituição, estimulando o aprendizado mútuo e o fortalecimento das habilidades técnicas e científicas.
"O objetivo do treinamento é preparar nossos estagiários para os desafios do mercado de trabalho, e também para as demandas acadêmicas que eles enfrentarão ao longo de sua trajetória. A palestra sobre o TCC é uma das muitas atividades planejadas para fornecer ferramentas práticas e úteis para o desenvolvimento profissional", explicou o vice-presidente do Instituto Vital Brazil, Anderson Mattos.
Foto: Edson Taciano/IVB