O Instituto Vital Brazil tem o prazer de anunciar que as profissionais Mara Fernandes Ribeiro, farmacêutica responsável pelo Controle da Qualidade, e Thais de Andrade Oliveira, veterinária do departamento de controle biológico, participaram do Curso 26 da Plataforma Regional de Métodos Alternativos ao Uso de Animais de Experimentação do MERCOSUL (PReMASUL). O evento ocorreu de 21 a 25 de outubro de 2024, no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz.
A imersão focou na implementação do Teste de Ativação de Monócitos (MAT) para avaliação da contaminação pirogênica em produtos injetáveis. Essa iniciativa surgiu em resposta às mudanças nas exigências regulatórias, que incentivaram a adoção de métodos in vitro, como o MAT, que vai substituir o tradicional teste pirogênico in vivo realizado em coelhos. Essa atualização refletiu um movimento crescente em direção a práticas mais éticas e sustentáveis na pesquisa e desenvolvimento de produtos farmacêuticos.
Mara Fernandes destacou a importância da capacitação oferecida pelo curso: - O curso foi maravilhoso! Muitas trocas, debates e práticas do MAT. E o grupo foi bem diversificado, com FUNED, Butantan, Biomanguinhos, Banco de Células, laboratórios privados de terceirização de Controle de Qualidade, Farmacopeia Brasileira, Pós-registro da ANVISA, Universidade Federal da Bahia, entre outros. -
A participação de profissionais de diferentes instituições enriqueceu ainda mais o aprendizado e fortaleceu a rede de colaboração entre as organizações do setor. A implementação do MAT é uma etapa fundamental para a adaptação às novas normas regulatórias, garantindo que as empresas estejam alinhadas às melhores práticas e compromissos éticos na pesquisa.
Com essa iniciativa, o Brasil se posicionou no avanço da inovação em métodos alternativos, promovendo uma ciência mais responsável e consciente, e abrindo caminho para um futuro em que a proteção dos animais se tornará, cada vez mais, uma prioridade.
Foto: Edson Taciano/IVB