Nesta quarta-feira, (05/09), celebramos o dia da Amazônia, data que reforça a importância de refletirmos sobre a preservação da maior riqueza natural do Brasil, e uma das maiores do mundo. O Instituto Vital Brazil, que tem a missão de preservar e utilizar o potencial medicinal das plantas brasileiras de forma sustentável e inovadora, carrega ligação em pesquisas referentes à floresta amazônica.
A Amazônia representa cerca de 20% das espécies conhecidas no planeta, fazendo do Brasil o país com a maior biodiversidade do mundo. Dentre as plantas nativas da região, a copaíba (Copaifera spp.) é uma das mais notáveis, sendo exemplo na contribuição para a saúde humana.
Conhecida por suas propriedades medicinais, a planta é utilizada há mais de 500 anos na medicina tradicional e é objeto de estudo do IVB, como conta nossa pesquisadora Leide Ferreira. - A copaíba é um exemplo brilhante da biodiversidade da Amazônia e de como podemos utilizá-la de forma sustentável. A oleorresina da copaíba é rica em compostos que têm uma importância medicinal significativa. Nosso trabalho é garantir que a extração da copaíba seja feita de maneira que preserve a árvore e permita a continuidade do uso desse recurso valioso. - Explica Leide.
A copaíba produz uma oleoresina rica em compostos bioativos que oferecem uma ampla gama de benefícios à saúde, incluindo propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e analgésicas. Sua aplicação se estende a tratamentos de feridas e problemas respiratórios até o uso em cosméticos e cuidados pessoais. Além disso, em algumas áreas rurais, a oleorresina é designada para a iluminação doméstica.
O IVB, além de realizar pesquisas, atua ativamente na conscientização da população sobre a importância da biodiversidade, como destaca Leide. - A educação é fundamental para a preservação da Amazônia. Precisamos mostrar para as pessoas a importância de cada planta e o papel que cada um pode desempenhar na proteção desses recursos. A sustentabilidade não é apenas uma responsabilidade das instituições, mas de todos nós. - Reforça a pesquisadora.
A conservação da floresta amazônica e de suas espécies é uma responsabilidade em conjunto. Ao celebrarmos este dia, lembramos a importância de proteger esse ecossistema e apoiar iniciativas que promovam a sustentabilidade e a utilização responsável dos recursos naturais. No Instituto Vital Brazil, buscamos sempre garantir que o potencial medicinal da copaíba e de outras plantas amazônicas seja utilizado, em benefício de todos, de forma ética e sustentável.