Na manhã da última terça-feira (02/07), o serpentário do Instituto Vital Brazil (IVB) foi o cenário de uma importante iniciativa educacional voltada para membros da Marinha do Brasil. A palestra sobre manejo de animais peçonhentos foi realizada em resposta a um incidente recente ocorrido em uma instalação naval, destacando a necessidade urgente de conhecimentos especializados nessas situações.
O evento foi conduzido pelo chefe de Herpetologia do IVB, Roberto Bellas, e contou com a participação de 12 alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Mergulhador de Combate para Oficiais (CAMECO) e Curso Especial de Mergulhador de Combate (C-ESP-MEC), acompanhados por dois instrutores. A palestra enfatizou não apenas as melhores práticas de manejo, mas também a importância do entendimento da ecologia e dos aspectos de saúde pública relacionados a esses animais.
Roberto Bellas ressaltou a importância de reações adequadas em situações envolvendo animais peçonhentos.
- Palestras como esta são essenciais para instruir instituições como a Marinha sobre práticas seguras e eficazes de manejo - afirmou Bellas.
Ele também destacou que iniciativas educativas como essa são fundamentais para garantir a segurança pessoal e a conservação da biodiversidade local.
Ao final da apresentação, João Caio, representante da Marinha, expressou sua gratidão pelo conhecimento adquirido durante a palestra, reconhecendo a importância de procedimentos seguros, incluindo o transporte adequado desses animais quando necessário para cuidados médicos.
Essa prática demonstra, mais uma vez, que o Instituto Vital Brazil tem seu compromisso contínuo com a educação e disseminação de conhecimento sobre a vida selvagem, apoiando iniciativas que promovam um convívio seguro e sustentável com a natureza.
