play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Obras do Programa Governo Presente nas Cidades avançam em Nilópolis

Obras do Programa Governo Presente nas Cidades avançam em Nilópolis
Obras do Programa Governo Presente nas Cidades avançam em Nilópolis

Intervenções, que foram iniciadas em março, têm investimento de R$ 75 milhões

 

07 de outubro de 2022

Os riscos de desmoronamento, deslizamentos e desabamentos de casas que sempre assustaram os moradores de Nilópolis a qualquer ameaça de chuva, estão com os dias contados. É que com o avanço das obras de contenção de encostas que estão sendo executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades (Secid), os nilopolitanos, agora, têm motivos para comemorar o fim dos transtornos. Ao todo, estão sendo investidos R$ 75 milhões nas intervenções como construção de muro de encostas, reformas de praças, parques e calçadões, urbanização de vias, reforma de passarelas e túnel subterrâneo, cujas obras beneficiarão quase 200 mil moradores.

As ações nos 1° e 2° distritos (Centro, Nova Cidade, Novo Horizonte, Nossa Senhora de Fátima, Santos Dumont, Cabuis I e II, Manoel Reis I, Tropical e Frigorífico, além dos bairros Olinda, Manoel Reis II, Mina, Paiol de Pólvora, Cabral, Cabuís II, respectivamente), incluem além das intervenções nas encostas, obras que estão sendo realizadas no calçadão de Nilópolis, no Cemitério Municipal (raspagem do muro; troca das lâmpadas existentes por lâmpadas de led; reassentamento do meio-fio; pátio de concreto para as calçadas, além de outros serviços); muro da linha férrea, além da passagem subterrânea em Olinda,onde houve a remoção da pavimentação das lajotas de concreto; troca das luminárias existentes e lâmpadas por de led; substituição dos azulejos cerâmicos; regularização do piso com revestimento em cerâmica tátil cobertura de estrutura metálica de policarbonato. A previsão para a conclusão do pacote de obras é abril de 2023.

Dezenas de casas na beira da encosta da Rua Sargento Manoel Rodrigues, no bairro Cabuís, agora têm mais segurança, após a concretagem do morro, executada em muitos trechos por alpinistas. O trabalho de drenagem, além de desumidificar os taludes (terreno em declive) visa evitar que a água das chuvas atinja as casas dos moradores. Os deslizamentos provocados por intensas chuvas na cidade fizeram suprimir boa parte do talude da área.

Emocionada, a dona de casa Adriana Pereira, moradora do bairro Novo Horizonte, conta que já estava desacreditada em ver as obras acontecerem. Agora, Adriana se sente mais segura e aliviada, já que passou por vários momentos de perigo quando ocorriam chuvas intensas no bairro, que traziam riscos iminentes de deslizamento dos morros.

- A construção desta contenção trouxe segurança para a minha família, já que minha casa está no topo da encosta. Antes era tudo barro e matagal e cheguei a perder um muro quando o barranco cedeu. Agora, embora a obra não esteja concluída, já dá para perceber o quanto melhorou a vida dos moradores.