play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Governo do Estado avança nas obras do Teleférico do Alemão

Governo do Estado avança nas obras do Teleférico do Alemão
Governo do Estado avança nas obras do Teleférico do Alemão

Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas e engenheiros franceses fazem visita técnica em uma das estações para testes no novo modelo das cabines. Cabos que chegaram da Europa estão armazenados em local seguro

O Governo do Estado do Rio encerra o mês de abril com mais um passo para a reativação  do Teleférico do Complexo do Alemão com a realização de testes nas cabines. A visita técnica a uma das estações contou com a presença de técnicos da multinacional francesa POMA, responsável pelos equipamentos, acompanhados dos profissionais da  Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP).  O foco foi a checagem do novo  sistema de ventilação das gôndolas, projetado para garantir mais conforto e segurança aos passageiros. A previsão é que as obras do teleférico sejam concluídas até o fim do ano.

-  Estamos trabalhando passo a passo com responsabilidade e planejamento para devolver à população do Alemão um equipamento público essencial. O novo teleférico é mais moderno, seguro e adaptado às necessidades da comunidade. Esta é uma obra de mobilidade urbana que também representa inclusão e cidadania – destacou o governador Cláudio Castro.

Antes da desativação do sistema, em 2016, o modelo de entrada de ar nas cabines permitia que, em dias de chuva, a água acabasse atingindo os bancos e os passageiros. Com o novo projeto, as 152 gôndolas foram reformuladas. O sistema de ventilação foi redesenhado para permitir a circulação de ar sem comprometer a vedação da estrutura e assegurar uma  viagem confortável e protegida em qualquer condição climática.

Ao reativar o serviço, o Governo do Estado amplia as opções de mobilidade urbana em um território marcado por morros, promovendo mais segurança e qualidade de vida para milhares de pessoas. Para o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, o avanço das obras representa um esforço concreto para melhorar o dia a dia  de quem depende do equipamento.

– O teleférico representa mais do que transporte. Significa acesso e pertencimento. A retomada do sistema vai reduzir o tempo de deslocamento em áreas de difícil acesso, facilitar o trajeto até escolas, postos de saúde e até a integração com outros transportes públicos – afirmou Uruan Andrade. 

Gôndolas do Teleférico do Alemão (Foto: Michel FIlho/SEIOP)

Cabos armazenados com segurança

Os cabos de aço, que serão instalados no sistema, chegaram ao Brasil no final de março e estão armazenados no Centro de Operações Especiais (COE). A operação de transporte foi executada pela SEIOP com logística especializada para as duas bobinas, que somam mais de 78 toneladas e cerca de 7 quilômetros de extensão.

Adquiridos por meio de Carta de Crédito Internacional, com a fabricante POMA, os cabos também integram a próxima fase da obra, que inclui a substituição dos cabos antigos, a modernização de elevadores, catracas e a instalação dos novos sistemas operacionais. A etapa já está em fase de licitação e representa a continuidade do compromisso do Governo do Estado para devolver à população um serviço seguro, moderno e eficiente.