DER-RJ se Une a UFRJ e outras instituições para sinalização do novo Geoparque no Rio de Janeiro
Parceria pode ser chancelada pela UNESCO e aumenta a visibilidade do Geoparque Costões e Lagunas, destacando a importância da conservação geológica e o desenvolvimento sustentável da região.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) iniciou nesta segunda-feira a instalação de paineis de sinalização do Geoparque Costões e Lagunas, em Saquarema, sendo o primeiro do estado. A colaboração do órgão com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na implementação do projeto busca a conservação e promoção dos Geoparques, áreas de beleza natural e riqueza geocientífica, que abrange 16 municípios do litoral Norte e Leste do estado.
Os geoparques são áreas geográficas onde paisagens de relevância internacional são geridas com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Esses locais funcionam como centros de conservação e como espaços de turismo e promovem a sustentabilidade e o envolvimento das comunidades locais.
O Geoparque Costões e Lagunas, proposto desde 2010 e que recentemente teve seu dossiê aceito pela UNESCO, abrange municípios como Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Pedro da Aldeia e Saquarema. Nestes municípios são desenvolvidas atividades de educação e turismo para os moradores pelas equipes do projeto. Os Geoparques contam a história geológica e cultural de uma região.
"A sinalização dos Geoparques é um compromisso do DER-RJ com a conservação de áreas naturais do nosso estado. Assim, quem mora e quem visita os municípios abraçados pelo projeto conhece mais da história, geografia e até arqueologia das cidades’’, afirmou o diretor de Operação, Monitoramento e Controle de Trânsito do DER, José Luiz Teixeira da Silva.
Com a confecção e a instalação de sinalização nas rodovias estaduais, o DER-RJ reforça a importância da geoconservação. As placas educam tanto moradores quanto visitantes sobre a importância e os limites do Geoparque, além de facilitar o acesso seguro aos seus pontos de interesse.
“Um dos pilares de um Geoparque é a visibilidade, quando um morador ou visitante reconhece que está neste território. O DER está justamente fazendo esse papel de identificação com a implementação dos paineis, um trabalho fundamental”, explicou Kátia Leite Mansur, Doutora em Geologia pela UFRJ.
O Geoparque Costões e Lagunas pode se tornar um exemplo de conservação e desenvolvimento sustentável. Mais um passo para o futuro da geoconservação no Brasil, se chancelado pelo UNESCO, o Geoparque Costões e Lagunas ganhará um reconhecimento internacional, valorizando o turismo e a economia local.