Cosud: Grupo debate desafios da infraestrutura e começa a construir propostas regionais

Um grande fórum para a discussão dos projetos em andamento e desafios para a melhoria da infraestrutura do país. Assim o secretário de Estado de Infraestrutura e Cidades do Rio de Janeiro, Uruan Andrade, definiu o Grupo de Trabalho de Infraestrutura na 7ª Reunião do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud), na tarde desta quinta-feira (02/03), na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Zona Sul do Rio.
Na abertura do evento, enquanto falava da carteira de obras e investimentos da SEIC, Uruan Andrade reforçou a importância da implantação da metodologia BIM (Building Information Modeling) no estado. Para ele, é essencial que o Estado se aproprie da tecnologia, que já é realidade em muitos países e garante economicidade e agilidade no desenvolvimento de projetos. O BIM está sendo implementado no Rio de Janeiro através de uma parceria do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), órgão da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades, com a Pontifícia Universidade Católica (PUC).
- A implantação da metodologia BIM é essencial para que todas as obras que estamos programando no estado saiam do papel. Temos hoje uma carteira de 680 projetos com investimentos de R$ 13,2 bilhões que, sem essa metodologia, nem todos sairão do papel – explicou o secretário.
Na dinâmica do Grupo de Trabalho, os representantes dos estados apresentaram os projetos que estão em desenvolvimento por suas pastas, assim como os desafios para a implantação de projetos. A proposta é não apenas discutir as ações, mas propor ferramentas que colaborem na melhoria da infraestrutura do país.
Os sete estados do Cosud – Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – respondem por mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, mas ainda enfrentam desafios na área de infraestrutura. Além de mostrarem os que estão desenvolvendo em cada estado, cada representante falou das metas e propostas que estão sendo discutidas nas secretarias.
O que é a metodologia BIM
Um dos pontos apresentados pelo governo do Rio de Janeiro durante o Grupo de Trabalho foi a utilização da metodologia BIM nas obras públicas. Os projetos passam a ser concebidos em uma realidade virtual, compartilhado com todos os setores envolvidos, para que todas as informações estejam disponíveis. Dessa forma, qualquer alteração poderá ser identificada e, imediatamente, permitir a atualização dos dados relativos à obra, minimizando os erros nos projetos e necessidade de termos aditivos.