Apresentação

Apresentação

Em 05 de março de 1979 surgia um transporte do futuro, num pequeno trecho com 5 estações, ligando a Praça Onze, situada no Centro da Cidade, ao bairro da Glória, passando pelas estações Central, Presidente Vargas e Cinelândia.

As primeiras viagens, gratuitas para a população, atraíram a curiosidade e o interesse de todos, resultando no maior número de usuários que o sistema já recebeu até agora. Era o carioca tomando gosto por transporte ecologicamente correto, rápido e seguro. Até hoje ainda não surgiu solução para o transporte rápido de massa metropolitano mais moderno, seguro e confortável que o metrô.

O transporte sobre trilhos é um renovador do espaço urbano. Sinônimo de qualidade de vida, proporcionando amplas áreas restauradas e embelezadas, reduzindo o número de veículos em circulação em lugar de ruas congestionadas e não existe discussão sobre transportes na Cidade em que o Metrô não seja lembrado.

Vinculada à Secretaria de Estado de Transportes, a empresa foi constituída com a finalidade primordial de construir, implantar e operar o sistema metroviário do Rio de Janeiro. Após vários anos de manutenção e operação com serviço de ótima qualidade, numa decisão inédita no Brasil, as linhas 1 e 2 foram transferidas para a administração privada.

v_20240416_0