ISP recebe Prêmio Publix de Melhores Práticas de Gestão para Resultados
ISP recebe Prêmio Publix de Melhores Práticas de Gestão para Resultados
Karina Nascimento e Mariana Miranda
24/04/2013 11:34h
O Instituto de Segurança Pública (ISP) teve dois artigos premiados no VI Congresso Consad de Gestão Pública, que aconteceu de 16 a 18 de abril em Brasília. Os autores dos artigos, o vice-presidente do Instituto, Tenente Coronel PM Marcus Ferreira, e a Coordenadora de Projetos do ISP, Vanessa Campagnac, estiveram presentes no congresso e apresentaram seus trabalhos no painel “Segurança Pública – o Rio de Janeiro em foco”.
O primeiro artigo, “Ferramentas de Monitoramento e Análise de Padrões Regionais”, escrito pelo Tenente Coronel PM Marcus Ferreira, expõe uma ferramenta de monitoramento gráfico, que possibilita que os gestores tenham acesso mais prático a indicadores criminais e outros dados de uma determinada Área Integrada de Segurança Pública (AISP). Desse modo, torna-se mais eficiente o controle e o planejamento de segurança de uma região. Já o trabalho “Avaliação do Impacto do Uso da Informação na Prevenção do Roubo a Transeunte no Estado do Rio de Janeiro”, de Vanessa Campagnac, trata de como o uso de informações do ISP, principalmente dados criminais, quando utilizados pelas unidades da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro ajudou a minimizar o índice de roubo a transeunte. A pesquisa mostrou que as AISP’s que utilizaram os dados levantados pelo Instituto conseguiram reduzir os números de roubos a transeuntes.
O VI Congresso Consad de Gestão Pública premiou quatro experiências ligadas a ferramentas de gestão em todo o país, uma de cada estado da Região Sudeste do país (RJ, SP, MG e ES). Pelo Rio de Janeiro, o Sistema Integrado de Metas (SIM) foi o programa premiado. Além dos representantes do ISP, o Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, Dr. Roberto Sá, também apresentou um trabalho premiado.
A coordenadora dos CCS/ISP, Major PM Cláudia Moraes, também esteve presente e apresentou o trabalho “Conselhos Comunitários de Segurança Pública no RJ – Origem, Estruturas e Dinâmicas de Funcionamento”, no painel “Governança, Participação e Controle Social na Segurança Pública”.
Nos três dias do evento, foram apresentados mais de 200 trabalhos e cerca de 1000 participantes acompanharam as apresentações e palestras temáticas. O principal objetivo foi fortalecer a cooperação entre o Governo Federal e as administrações estaduais, por meio da troca de experiências bem-sucedidas.
Assessoria de Imprensa do Instituto de Segurança Pública – ISP
Tel: 2332-9690 Karina Nascimento 8596-5244
e-mail: knascimento@isp.rj.gov.br
www.isp.rj.gov.br