Banco Mundial
ACORDO DE EMPRÉSTIMO
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, recebeu o Acordo de Empréstimo número 8117-BR do Banco Mundial para a execução do PROJETO P111996 - UPGRADING AND GREENING THE RIO DE JANEIRO URBAN RAIL SYSTEM PROJECT – RIO DE JANEIRO MASS TRANSIT 2 PROJECT - Adicional PET2.
Histórico dos Investimentos do Programa Estadual de Transportes
Em sua primeira etapa o PET envolveu recursos da ordem de total de US$ 395,6 milhões. Desse montante, US$ 186,0 milhões foram disponibilizados através do Contrato 4291-BR e US$ 44,0 milhões através do Contrato 7508-BR, ambos assinados entre o Estado do Rio de Janeiro e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD. A contrapartida do Estado foi de US$ 85,6 milhões e os investimentos da SuperVia totalizaram US$ 80 milhões. Os investimentos e realizações relativas a estes recursos foram concluídos em 30 de junho de 2009.
O PET 2, com financiamento do Banco Mundial, é resultado de dois Acordos de Empréstimos assinados entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD.
O primeiro, LOAN 7719 – BR 9 (PET 2), assinado em 24 de setembro de 2009, entrou em eficácia em 03 de dezembro de 2009 e o montante era de US$ 221,0 milhões, sendo US$ 211,7 do BIRD e US$ 9,3 milhões de contrapartida do Estado do Rio de Janeiro. Esse acordo foi encerrado em 30 de junho de 2019.
O segundo, Adicional ao primeiro, LOAN – 8117 – BR (Adi PET 2), assinado em 05 de setembro de 2012, tornado eficaz em 05 de outubro de 2012, envolveu recursos na ordem US$ 519,3 milhões a serem desembolsados integralmente pelo Banco Mundial, sem contrapartida do Estado do Rio de Janeiro. Esse acordo foi encerrado em 30 de dezembro de 2022.
Com a assinatura do Acordo Adicional, o Programa passou a ser um único Projeto, denominado “P111996 - Upgrading and Greening the Rio de Janeiro Urban Rail System Project - Rio de Janeiro Mass Transit II Project”, financiados através de dois Acordos de Empréstimos, o LOAN 7719 – BR e o LOAN – 8117 – BR.
O Programa Estadual de Transportes 2 e seu Adicional
O Programa Estadual de Transportes 2 – PET 2 e o Adicional do PET 2, denominados “Upgrading and Greening the Rio de Janeiro Urban Rail System Project – Rio de Janeiro Mass Transit 2 Project” ou Projeto de Melhoria e Sustentabilidade do Sistema Ferroviário Urbano do Rio de Janeiro, foram concebidos objetivando a continuação da melhoria da qualidade dos serviços de transporte urbano na Região Metropolitana do Rio de Janeiro – RMRJ, iniciados em 1997.
Objetivos do PET 2 e do Adicional do PET 2
Originalmente, quando da assinatura do Acordo de Empréstimo 7719-BR, assinado em 24 de setembro de 2009, para o Programa Estadual de Transportes 2 – PET 2, os objetivos eram:
- Melhorar o nível do serviço prestado aos usuários de transporte ferroviário suburbano na Região Metropolitana do Rio de Janeiro - RMRJ de maneira segura e custo eficaz; e
- Melhorar o gerenciamento de transporte e a estrutura política na RMRJ.
Posteriormente, após a assinatura do Acordo de Empréstimo 8117 – BR, assinado em 05 de setembro de 2012, para o Adicional ao Programa Estadual de Transportes 2 – ADPET 2, os objetivos passaram a ser:
- Melhorar o nível dos serviços prestados aos usuários do transporte ferroviário suburbano na RMRJ de maneira segura e econômica;
- Colocar o sistema de transporte ferroviário suburbano numa trajetória de crescimento com menor emissão de carbono; e
- Melhorar a gestão dos transportes e a estrutura das políticas no território do Mutuário e no RMRJ.
O Acordo de Empréstimo 7719 - BR
Assinado em 24 de setembro de 2009 e tornado eficaz em 03 de dezembro também de 2009, o Programa Estadual de Transportes 2 – PET 2, previu investimentos da ordem de US$ 220.991.000,00 (duzentos e vinte milhões, novecentos e noventa e um mil dólares americanos), sendo US$ 211.700.000,00 (duzentos e onze milhões e setecentos mil dólares americanos) a serem desembolsados pelo Banco Mundial e US$ 9.291.000,00 (nove milhões, duzentos e noventa e um mil dólares americanos) a serem desembolsados como contrapartida pelo Estado do Rio de Janeiro.
Originalmente, o prazo de duração era de 60 meses, com o término previsto para 30 de junho de 2014. Posteriormente após a assinatura da 3ª Emenda em 02 de julho de 2012 o prazo de duração foi alterado para 94 meses, com a data de encerramento modificada para 30 de junho de 2017 e, posteriormente, para junho de 2019, quando ele foi encerrado.
Para alcance dos objetivos do PET 2, o Projeto foi originalmente composto conforme descrito a seguir:
Parte A - Infraestrutura e equipamento:
Aquisição de, pelo menos, 30 (trinta) Trens Unidades Elétricos – TUES de quatro vagões cada e acessórios para um total de, pelo menos, 120 (cento e vinte) carros de passageiros a serem operados nas vias do Sistema da CENTRAL, pela SuperVia, sob os termos do Contrato de Concessão.
Parte B – Desenvolvimento de Política e Institucional
- Fornecimento de assistência técnica à SETRANS para a realização de estudos de desenvolvimento de política transporte e uso do solo, incluindo:
- Apoio na consolidação da AMTU-RJ para a RMRJ;
- Atualização do atual Plano Diretor de Política de Transporte Integrado, (PDTU – Plano Diretor de Transporte Urbano) para a RMRJ a fim de alcançar os objetivos do transporte, qualidade do ar, introduzir políticas sólidas de recuperação dos custos, regulamentação de tarifas e subsídios;
- Suporte de adoção de Tarifas Modais Integradas.
- Fornecer assistência técnica à CENTRAL para gerenciamento e supervisão do Projeto, incluindo aquisição e recebimentos dos TUES novos.
Primeira Emenda ao Acordo de Empréstimo 7719 – BR
Em 16 de fevereiro de 2011, foi assinada a 1ª Emenda ao Acordo de Empréstimo 7719-BR, que estabelecia:
- Aditar ao contrato do fornecimento dos 30 Trens Novos a compra de, pelo menos, mais 4 Trens e possíveis melhorias técnicas nas especificações, ora em estudo.
- Proceder à reforma, modernização e aparelhamento das instalações da Secretaria de Transportes, situada na Avenida Nossa Senhora de Copacabana 493. Essas instalações estão em precário estado de conservação, desatualizadas fisicamente e inadequadas para portadores de necessidades especiais, desaparelhada tecnologicamente e sem condições ideais de segurança. A reforma, pelos motivos informados acima, já se justificaria. Alia-se a esses pontos, a importância da Secretaria de Transportes e sua demanda para os eventos da Copa do mundo de 2014 e a Olimpíadas de 2016. Entendemos que a Secretaria de Transportes necessita de instalações a altura de suas necessidades e importância.
- Ajuste do valor da Categoria (2) Serviços de Consultores, tendo em vista o valor real de contratação do Gerenciamento/Supervisão e a expectativa de aumento no valor da Atualização do PDTU, em processo de licitação, baseando-se na própria licitação do Gerenciamento, cujo valor foi maior que o previsto.
- Reforma de Material Rodante a ser utilizado na linha de bitola estreita operada pela CENTRAL.
Com esta 1ª Emenda, o Acordo de Empréstimo passou a ter a seguinte configuração:
Valores em Dólares Americanos
CATEGORIA DO DESEMBOLSO |
VALOR DO EMPRÉSTIMO ALOCADO |
VALOR APÓS A 1ª EMENDA |
OBSERVAÇÕES |
(1) Bens (incluindo armazenamento) para a Parte A do Projeto |
206.370.750,00 |
195.170.750,00 |
Mantida a Categoria com redução do valor alocado |
(2) Serviços de consultores para a Parte B do Projeto |
4.800.000,00 |
7.000.000,00 |
Mantida a Categoria com aumento do valor alocado |
(3) Taxa Inicial |
529.250,00 |
529.250,00 |
Mantida a Categoria sem alteração do valor alocado |
(4) Obras de Material Rodante |
0,00 |
3.500.000,00 |
Inclusão da Categoria com alocação de valor |
(5) Obras Civis |
0,00 |
5.500.000,00 |
Inclusão da Categoria com alocação de valor |
TOTAL |
211.700.000,00 |
211.700.000,00 |
Segunda Emenda ao Acordo de Empréstimo 7719 – BR
Em 26 de agosto de 2011 foi assinada a 2ª Emenda ao Acordo de Empréstimo 7719 – BR, e contemplou a utilização destes recursos, como se segue abaixo:
- Ajuste na Categoria Bens (incluindo armazenamento) para a Parte A do Projeto, para atender as atuais demandas do contrato de fornecimento dos 30 Trens Unidades Elétricos, demandas estas que consistem em aditar o contrato para fornecimento de mais quatro trens e incorporar melhorias técnicas nos bens adquiridos, bem como ajustar o valor do orçamento para os serviços de armazenagem e movimentação dos trens no Porto do Rio de Janeiro, após consulta prévia às empresas do mercado.
- Proceder à reforma, modernização das instalações da Secretaria de Transportes, situada na Avenida Nossa Senhora de Copacabana 493, com adequação do orçamento às reais necessidades apontadas pelos levantamentos e revisão do projeto básico.
- Exclusão da categoria (4) Obras de Material Rodante e o consequente remanejamento da verba alocada a esta categoria, tendo em vista a transferência, para a Concessionária SuperVia, da operação e manutenção do ramal de bitola estreita de Guapimirim, uma vez que esta verba, anteriormente disponibilizada, seria utilizada na Reforma de material rodante que opera neste ramal, agora sob a responsabilidade da Concessionária.
- Ajuste do valor da Categoria (2) Serviços de Consultores pelos motivos informados a seguir:
- Os valores de contratação dos serviços de Gerenciamento e Supervisão do PET 2 e da Atualização do PDTU, foram maiores que os previstos inicialmente.
- Inclusão dos serviços de Elaboração dos Projetos Básicos para as futuras obras de construção/reforma das Estações de São Cristóvão, Maracanã e Engenho de Dentro, todas três integrantes do caderno de encargos da Cidade do Rio de janeiro para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, além da Copa do Mundo de 2014.
O quadro a seguir apresenta a distribuição e a configuração do PET 2, como foi concebido originalmente e com as 1ª e 2ª emendas.
Valores em Dólares Americanos
CATEGORIA DO DESEMBOLSO |
VALOR DO EMPRÉSTIMO ALOCADO |
VALOR ALOCADO NA 1ª EMENDA |
VALOR ALOCADO NA 2ª EMENDA |
(1) Bens (incluindo armazenamento) para a Parte A do Projeto |
206.370.750,00 |
195.170.750,00 |
193.370.750,00 |
(2) Serviços de consultores para a Parte B do Projeto |
4.800.000,00 |
7.000.000,00 |
9.600.000,00 |
(3) Taxa Inicial |
529.250,00 |
529.250,00 |
529.250,00 |
(4) Obras de Material Rodante |
0,00 |
3.500.000,00 |
0,00 |
(5) Obras Civis |
0,00 |
5.500.000,00 |
8.200.000,00 |
TOTAL |
211.700.000,00 |
211.700.000,00 |
211.700.000,00 |
O quadro a seguir detalha os subprojetos contemplados na 2ª Emenda:
Valores em Dólares Americanos
CATEGORIA DO DESEMBOLSO |
VALOR DO EMPRÉSTIMO ALOCADO |
VALOR APÓS A 1ª EMENDA |
OBSERVAÇÕES |
(1) Bens (incluindo armazenamento) para a Parte A do Projeto |
206.370.750,00 |
195.170.750,00 |
Mantida a Categoria com redução do valor alocado |
(2) Serviços de consultores para a Parte B do Projeto |
4.800.000,00 |
7.000.000,00 |
Mantida a Categoria com aumento do valor alocado |
(3) Taxa Inicial |
529.250,00 |
529.250,00 |
Mantida a Categoria sem alteração do valor alocado |
(4) Obras de Material Rodante |
0,00 |
3.500.000,00 |
Inclusão da Categoria com alocação de valor |
(5) Obras Civis |
0,00 |
5.500.000,00 |
Inclusão da Categoria com alocação de valor |
TOTAL |
211.700.000,00 |
211.700.000,00 |
|
Terceira Emenda ao Acordo de Empréstimo 7719 – BR
Durante as negociações para fechamento do Empréstimo Adicional do PET 2, realizadas em Brasília, entre os dias 28 e 30 de novembro de 2011, ficou decidido que seria emitida a 3ª Emenda ao Acordo de Empréstimo 7719 – BR, contemplando as modificações propostas pelo Banco Mundial, conforme abaixo:
- Alteração do nome do Projeto que passa a ser: “Upgranding and Greening the Rio de Janeiro Urban Rail System Project – Rio de Janeiro Mass Transit 2 Project”;
- Alteração da data de encerramento do Projeto (Closing Date) que passa ser em 30 de junho de 2017;
- Alteração do objetivo do empréstimo, com a inclusão da alínea “b”: “colocar o sistema de transporte ferroviário suburbano em um nível de menor emissão de carbono.”;
- Alteração da Cláusula C da Seção I do Anexo 2 - Disposições Ambientais e Sociais para inclusão da obrigação da CENTRAL para que execute o Plano de Remoção Involuntária de famílias que ocupam a faixa de domínio da ferrovia em três núcleos, situados em de Honório Gurgel, Pilares e Deodoro;
- Alteração da Cláusula A.1 – Relatório do Projeto, da Seção II – Avaliação e Relato de Monitoramento do Projeto, do Anexo 2 do Contrato de Empréstimo, para inclusão de novos indicadores de aferição do Projeto, tendo em vista a alteração da Closing Date;
- A 3ª Emenda, aprovada pelo Banco Mundial em 22/03/2012, foi aprovada pela ASJUR da CENTRAL/SETRANS em 06/06/2012, encaminhada para assinatura do Governador do Estado em 11/06/2012, tendo sido assinada em 02 de julho de 2012.
A 3ª Emenda não alterou as Categorias do Empréstimo nem os seus valores estabelecidos na 2ª Emenda.
Quarta Emenda ao Acordo de Empréstimo 7719 – BR
Em 27 de dezembro de 2013 foi assinada a 4ª Emenda ao Acordo de Empréstimo 7719 – BR contemplando:
- Retirada da Categoria Bens (incluindo armazenamento) para a Parte A do Projeto o fornecimento de 4 (quatro) Trens Unidades Elétricos adicionais, incluídos na 1ª Emenda, datada de 15/02/2011, tendo em vista que o preço de cada TUE contratado através do Contrato 006/ASJUR/09, inserido no Acordo de Empréstimo 7719 – BR, não se mostra econômico e vantajoso para o Governo do Estado do Rio de Janeiro quando comparado àqueles auferidos através do Contrato 018/ASJUR/12 para o fornecimento de 60 Trens Unidades Elétricos, inserido no Acordo de Empréstimo 8117 – BR.
- Ajuste do valor da Categoria Bens (incluindo armazenamento) para a Parte A do Projeto, para atender as atuais demandas do contrato de fornecimento dos 30 Trens Unidades Elétricos no que diz respeito a pagamento de parte do reajuste contratual pactuado, uma vez que os índices chineses adotados para a correção dos preços tiveram um comportamento muito acima das estimativas previstas.
- Exclusão da Categoria (5) Obras Civis e o consequente remanejamento da verba alocada a ela, tendo em vista que, após dois processos licitatórios, não foi possível a contratação da obra de Reforma e Modernização das instalações da Secretaria de Transportes, situada na Avenida Nossa Senhora de Copacabana 493 nas bases orçadas pela Empresa Estadual de Obras – EMOP.
- Ajuste do valor da Categoria (2) Serviços de Consultores tendo em vista os reais valores dos contratos de Gerenciamento e Supervisão do PET 2 e da Atualização do PDTU e dos serviços de Elaboração dos Projetos Básicos para as futuras obras de construção/reforma das Estações Ferroviárias.
O quadro a seguir apresenta a distribuição e a configuração do Acordo de Empréstimo 7719 – BR, com as 2ª e 4ª Emendas.
Valores em Dólares Americanos
CATEGORIA DO DESEMBOLSO |
VALOR DO EMPRÉSTIMO ALOCADO APÓS 2ª EMENDA |
PROPOSTA 4ª EMENDA |
(1) Bens (incluindo armazenamento) para a Parte A do Projeto |
193.370.750,00 |
199.655.065,25 |
(2) Serviços de consultores para a Parte B do Projeto |
9.600.000,00 |
11.515.684,75 |
(3) Taxa Inicial |
529.250,00 |
529.250,00 |
(4) Obras de Material Rodante |
0,00 |
0,00 |
(5) Obras Civis |
8.200.000,00 |
0,00 |
TOTAL |
211.700.000,00 |
211.700.000,00 |
O quadro a seguir detalha os subprojetos contemplados na 4ª Emenda:
DETALHAMENTO DOS SUBPROJETOS POR CATEGORIA DO CONTRATO
CATEGORIA |
SUBPROJETO |
VALOR (US$) |
VALOR TOTAL DACATEGORIA (US$) |
(1) Bens (incluindo armazenamento) para a Parte A do Projeto |
Aquisição de Trens Novos |
198.885.796,01 |
199.655.065,25 |
Armazenamento e movimentação dos Trens no Porto do Rio de Janeiro |
769.269,24 |
||
(2) Serviços de consultores para a Parte B do Projeto |
Gerenciamento e Supervisão do PET 2 |
7.997.448,26 |
11.515.684,75 |
Estudos e Projetos |
1.460.130,79 |
||
Atualização do PDTU |
1.962.864,77 |
||
Auditoria |
95.240,93 |
||
(3) Taxa Inicial |
- |
529.250,00 |
529.250,00 |
(4) Reforma de Material Rodante |
Reforma de Material Rodante |
0,00 |
0,00 |
(5) Obras Civis |
Reforma e aparelhamento das instalações da SETRANS |
0,00 |
0,00 |
TOTAL |
211.700.000,00 |
211.700.000,00 |
Prorrogação do Acordo de Empréstimo 7719 – BR
Em 31 de janeiro de 2018, o Acordo de Empréstimo 7719 – BR foi prorrogada a vigência do acordo, passando para o dia 30 de junho de 2019.
Não houve alterações de valores por categoria, permanecendo vigentes os últimos valores acordados.
O Acordo de Empréstimo 8117 - BR
Assinado em 05 de setembro de 2012, tornado eficaz em 05 de outubro também de 2012, o Adicional ao Programa Estadual de Transportes 2 (Adi PET 2) previa investimentos da ordem de US$ 600.000.000,00 (seiscentos milhões de dólares americanos) a serem desembolsados integralmente pelo Banco Mundial, sem contrapartida do Estado do Rio de Janeiro.
Para alcance dos objetivos do Adi PET 2, o Projeto era composto originalmente conforme descrito a seguir:
Parte A: Infraestrutura e Equipamento
1. Aquisição de 60 (sessenta) trens adicionais (TUES), com 4 (quatro) vagões cada um e acessórios, para um total de pelo menos 360 (trezentos e sessenta) vagões a serem operados nas linhas do Sistema da CENTRAL, pela Concessionária sob os termos do Contrato de Concessão.
2. Criação e implantação de um transporte não motorizado e programa-piloto para demonstração de sustentabilidade nas estações selecionadas do Sistema CENTRAL, por meio da aquisição de bicicletas necessárias para este fim.
Parte B: Desenvolvimento institucional e político
1. Prestação de assistência técnica para a SETRANS para a realização de outros estudos sobre desenvolvimento de políticas, incluindo, inter alia:
(a) a criação (excluindo a implementação) de uma política sustentável de transporte para o Mutuário, incluindo medidas para reduzir o caminho de crescimento de carbono do setor de transporte e melhorar a sustentabilidade social e ambiental;
(b) a criação e a implementação de uma estratégia para o território do Mutuário e o passageiro da RMRJ e o sistema de transporte de mercadorias, para adaptação aos impactos da mudança do clima, riscos sociais e ambientais e responsabilidades, além de desastres naturais;
(c) a criação e a implementação de um centro para monitorar o impacto de desastres naturais no sistema de transporte público metropolitano, incluindo os impactos provenientes da mudança do clima;
(d) a criação (excluindo a implementação) de uma estratégia para melhorar a eficiência e para reduzir a pegada de carbono do sistema de transporte de mercadorias do Mutuário e seus riscos e responsabilidades sociais e ambientais;
(e) a realização de estudos de viabilidade e engenharia detalhados (excluindo a implementação) dos possíveis corredores BRT na área RMRJ, que não estão competindo com o transporte ferroviário;
(f) a criação (excluindo a implementação) de uma política de redução de acidentes relacionada a transportes para tornar o sistema de transporte do Mutuário mais seguro;
(g) a criação (excluindo a implementação) de uma estratégia atualizada para a SETRANS para realizar consultas com as partes interessadas para melhorar seu processo de planejamento de reforma do setor de transporte;
(h) a realização de um estudo de avaliação para avaliar o impacto social, econômico e ambiental do Projeto, especialmente sobre emissões de carbono; e
(i) a realização de estudos para apoiar a implementação da Parte A.2 do Projeto.
2. Prestação de assistência técnica para a CENTRAL para gerenciamento e supervisão do Projeto, incluindo a aquisição e o recebimento dos trens (TUES).
Primeira Emenda ao Acordo de Empréstimo 8117 – BR
Em 29 de julho de 2015, foi assinada a 1ª Emenda do Loan 8117-BR – Adicional do PET 2, contemplando:
- Quanto às Partes A e B do projeto, as alterações foram as seguintes:
Parte A. Infraestrutura e Equipamentos
- Permaneceu inalterado na Categoria (1) o item:
- Aquisição de 60 (sessenta) trens adicionais (TUES), com 4 (quatro) vagões cada um e acessórios, para um total de pelo menos 360 (trezentos e sessenta) vagões a serem operados nas linhas do Sistema da CENTRAL, pela Concessionária sob os termos do Contrato de Concessão;
- Criação e implantação de um transporte não motorizado e programa-piloto para demonstração de sustentabilidade nas estações selecionadas do Sistema CENTRAL, por meio da aquisição de bicicletas necessárias para este fim.
- Foram incluídos na Categoria (1) os itens:
- Aquisição de mais 22 (vinte e dois) Trens Unidades Elétricos Novos, sendo 10 (dez) deles através de Aditamento ao Contrato 018/ASJUR/12 para Aquisição dos 60 e 12 (doze) através de um novo processo licitatório;
- Aquisição de 7 (sete) Veículos Leves Sobre Trilhos Novos – VLT’s, para utilização nos Ramais de Vila Inhomirim e Guapimirim, operados pela Concessionária SuperVia, sendo 4 de 3 carros e 3 de 2 carros, cada um deles;
- O pagamento de parte do reajuste contratual relativo ao Contrato 006/ASJUR/09 – Aquisição de 30 Trens Unidades Elétricos Novos, contemplado no Acordo de Empréstimo 7719 – BR, no valor de CNY 205.312.503,42 (duzentos e cinco milhões, trezentos e doze mil, quinhentos e três Iuans Chineses e quarenta e dois centavos) equivalentes a US$ 33.112.874,54 (trinta e três milhões, cento e doze mil, oitocentos e setenta e quatro dólares americanos e cinquenta e quatro centavos), a uma taxa de cambial de US$ 1,00 igual a CNY 6,200, tendo em vista a insuficiência de recursos, neste último, para cumprimento das obrigações contratuais pactuadas, objeto de nossa consulta prévia através do Ofício SETRANS/SET 386/2013 de 02/07/2013 e tratativas posteriores junto a esta SEAIN, através dos Ofícios complementares SET nº 573/2013 de 27/09/2013 e nº 625/2013 de 25/10/2013;
- A destinação de uma verba no valor de US$ 45.208.654,62 (quarenta e cinco milhões, duzentos e oito mil, seiscentos e cinquenta e quatro dólares americanos e sessenta e dois centavos) para contingenciamentos relativos ao Contrato 018/ASJUR/12 para Aquisição dos 60 Trens Unidades Elétricos Novos e seu Aditivo para Aquisição de mais 10 Trens Unidades Elétricos Novos, este ainda a ser emitido, contingenciamento este destinado a cobrir estimativas de Reajuste Contratual e Variação cambial. O estudo detalhado deste valor para contingenciamento encontra-se no Roteiro Anexo a este Ofício;
- Desenvolvimento e implantação de um Centro Integrado de Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro;
- A destinação de uma verba no valor de US$ 10.484.942,34 (dez milhões, quatrocentos e oitenta e quatro mil, novecentos e quarenta e dois dólares americanos e trinta e quatro centavos) para fazer frente à contingenciamentos dos futuros contratos para aquisições de mais 12 Trens Novos e de 7 VLT’s;
- Foi incluída na Categoria (3) o item:
- A contratação das Obras de Reforma e Modernização das Instalações da Secretaria Estadual de Transportes.
Parte B. Desenvolvimento Institucional e Político
No item B.1, referente à provisão de assistência técnica para a SETRANS com a finalidade de executar estudos e projetos adicionais sobre o desenvolvimento de políticas, ocorreram as seguintes modificações:
- Permaneceram inalterados na Categoria (2) os itens:
- (b) Projeto e implementação de uma estratégia para o território do Mutuário e o sistema de transporte de passageiros e carga da RMRJ, para adaptação aos impactos da mudança climática, riscos e responsabilidades sociais e ambientais, como desastres naturais;
- (h) a realização de um estudo de avaliação para avaliar o impacto social, econômico e ambiental do Projeto, especialmente sobre emissões de carbono;
- (i) a realização de estudos para apoiar a implementação da Parte A.2 do Projeto.
- Foram excluídos da Categoria (2) os itens:
- (a) a criação (excluindo a implementação) de uma política sustentável de transporte para o Mutuário, incluindo medidas para reduzir o caminho de crescimento de carbono do setor de transporte e melhorar a sustentabilidade social e ambiental;
- (c) a criação e a implementação de um centro para monitorar o impacto de desastres naturais no sistema de transporte público metropolitano, incluindo os impactos provenientes da mudança do clima;
- (d) a criação (excluindo a implementação) de uma estratégia para melhorar a eficiência e para reduzir a pegada de carbono do sistema de transporte de mercadorias do Mutuário e seus riscos e responsabilidades sociais e ambientais;
- (e) a realização de estudos de viabilidade e engenharia detalhados (excluindo a implementação) dos possíveis corredores BRT na área RMRJ, que não estão competindo com o transporte ferroviário;
- (f) a criação (excluindo a implementação) de uma política de redução de acidentes relacionada a transportes para tornar o sistema de transporte do Mutuário mais seguro;
- (g) a criação (excluindo a implementação) de uma estratégia atualizada para a SETRANS para realizar consultas com as partes interessadas para melhorar seu processo de planejamento de reforma do setor de transporte.
- Foram incluídos na Categoria (2) os itens:
- Elaboração de Projeto Básico para a Reestruturação Urbana de Áreas no Entorno da Estação de Queimados, no Ramal de Passageiros de Japeri, do Sistema Ferroviário Metropolitano do Rio de Janeiro - TOD;
- O Plano Estratégico de Logística e Cargas do Estado do Rio de Janeiro – PELC/RJ 2040;
- Apoio para Monitorar o Centro Integrado de Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro;
- Elaboração de Projeto Executivo para a Reforma do Prédio da SETRANS;
- Estudo e Desenvolvimento de um Modelo de Gestão para Bicicletas Integradoras ao Sistema Ferroviário da Região Metropolitana do Rio de Janeiro;
- Serviços de Consultoria para apoio à SETRANS no desenvolvimento dos estudos e políticas (previsão de 3 contratações).
No item B.2, referente à provisão de assistência técnica para a CENTRAL para o gerenciamento e a supervisão do Projeto, incluindo a aquisição e o recebimento de material rodante:
- Foram incluídos na Categoria (2) os itens:
- Contingenciamento para o Gerenciamento e Supervisão do PET 2 e seu Adicional;
- Serviços Técnicos de Consultoria, Inspeção da Qualidade e validação da Fabricação e Desempenho de Material Rodante Ferroviário;
- A contratação da Auditoria do PET 2 e seu Adicional - Exercícios de 2015 a 2017.
- A Categoria (3) foi criada:
- Foi incluído na Categoria (3) o item:
- Contratação das Obras de Reforma e Modernização das Instalações da Secretaria Estadual de Transportes.
- Quanto à realocação dos valores entre as Categorias, as alterações são apresentadas na tabela abaixo:
Categoria |
De (Valor em US$) |
Para (Valor em US$) |
Categoria 1 |
570.293.640 |
577.656.109,21 |
Categoria 2 |
29.706.360 |
11.832.852 |
Categoria 3 |
0 |
10.511.038,79 |
TOTAL |
600.000.000 |
600.000.000 |
O Quadro a seguir detalha a proposição de utilização dos recursos do Acordo de Empréstimo por Categoria:
Valores em Dólares Americanos
CATEGORIA DO DESEMBOLSO |
VALOR DO EMPRÉSTIMO ALOCADO |
PROPOSTA 1ª EMENDA |
OBSERVAÇÕES |
(1) Bens e Serviços de Não Consultoria (incluindo armazenamento dos trens) para Partes A.1 e A.2 do Projeto |
570.293.640,00 |
577.656.109,21 |
Mantida a Categoria com aumento do valor alocado e inclusão de novas ações |
(2) Serviços de Consultoria para Partes B do Projeto |
29.706.360,00 |
11.832.852,00 |
Mantida a Categoria com redução do valor alocado e alteração do elenco de ações |
(3) Obras Civis |
0,00 |
10.511.038,79 |
Inclusão da Categoria com alocação de valor para inclusão de nova ação |
TOTAL |
600.000.000,00 |
600.000.000,00 |
|
No Quadro a seguir estão detalhadas as ações/subprojetos que ficaram contemplados após a Emissão da 1ª Emenda:
DETALHAMENTO DOS SUBPROJETOS POR CATEGORIA DO CONTRATO |
|||
CATEGORIA |
SUBPROJETO |
VALOR POR PROJETO (US$) |
VALOR TOTAL DA CATEGORIA |
|
Aquisição de 60 trens |
306.441.419,74 |
577.656.109,21
|
Aquisição de mais 10 trens (Adicional ao contrato) |
48.569.258,74 |
||
Contingenciamento do contrato de Aquisição dos 70 trens |
45.208.654,62 |
||
Recebimento/Armazenamento e Movimentação dos 70 trens |
5.013.633,56 |
||
Aquisição de bicicletas |
500.000,00 |
||
Aquisição de 7 VLTs para o Ramal V. Inhomirim (sendo 4 de 3 carros e 3 de 2 carros) |
36.965.976,81 |
||
Aquisição de mais 12 trens novos (Nova Licitação) |
67.883.446,54 |
||
Contingenciamento do contrato de aquisição dos 12 trens novos e 7 VLTs (inclusive armazenagem em caso de vencedor do exterior) |
10.484.942,34 |
||
Desenvolvimento e implantação do Centro Integrado de Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro |
23.475.902,32 |
||
Pagamento do complemento do reajuste do contrato dos 30 trens inserido no Acordo de Empréstimo 7719-BR |
33.112.874,54 |
||
(2) Serviços de Consultoria para Partes B do Projeto |
Contingenciamento para o gerenciamento e supervisão do projeto |
1.000.000,00 |
11.832.852,00
|
Serviços técnicos de consultoria, inspeção da qualidade e validação da fabricação e desempenho de material rodante |
4.033.117,28 |
||
Gestão do Programa de Bicicletas Integradoras ao Sistema Ferroviário |
200.000,00 |
||
Projeto Estratégico de Logística de Cargas do Estado do Rio de Janeiro – PELC 2014 |
2.429.116,46 |
||
Serviços de consultorias individuais para apoio à SETRANS no Desenvolvimento dos Estudos e Políticas |
300.000,00 |
||
Elaboração de projeto básico para a reestruturação de áreas no entorno da estação de Queimados, no ramal de passageiros de Japeri, do Sistema Ferroviário Metropolitano do Rio de Janeiro - TOD |
670.618,26 |
||
Apoio para monitorar o Sistema de Transportes Metropolitano |
2.000.000,00 |
||
Estratégia para adaptação aos impactos da mudança climática, riscos e responsabilidades sociais e ambientais, bem como desastres naturais |
500.000,00 |
||
Elaboração de projeto executivo para as obras de reforma do prédio da SETRANS |
500.000,00 |
||
Linha de Base para os indicadores de resultado do projeto |
100.000,00 |
||
Auditoria do PET 2 e seu Adicional – Exercícios de 2015 a 2017 |
100.000,00 |
||
(3) Obras Civis |
Reforma do prédio da SETRANS |
10.511.039,79 |
10.511.039,79 |
TOTAL |
600.000.000,00 |
600.000.000,00 |
Segunda Emenda ao Acordo de Empréstimo 8117 – BR
Em 31 de janeiro de 2018 foi assinada a 2ª Emenda do Loan 8117-BR – Adicional do PET 2, contemplando:
- Quanto às Partes A e B do projeto, as alterações foram as seguintes:
Parte A. Infraestrutura e Equipamentos
- Permaneceram inalterados na Categoria (1) os itens:
- A.2, referente à criação e implantação de um transporte não motorizado e programa-piloto para demonstração de sustentabilidade nas estações selecionadas do Sistema CENTRAL, por meio da aquisição de bicicletas necessárias para este fim (Aquisição de bicicletas);
- A.5, referente ao financiamento de um reajuste de preços para o Contrato 006/ASJUR/09 para a aquisição de 30 trens financiados sob o Acordo de Empréstimo Original (Acordo 7719-BR).
- Sofreram alterações na Categoria (1) os itens:
- A.1, referente à aquisição de trens e acessórios a serem operados pela Concessionária nas linhas do Sistema CENTRAL sob os termos do Contrato de Concessão (valores de principal e reajuste), com redução do valor alocado;
- A.3, com redução do valor alocado, referente à implementação de um sistema para integrar, sintetizar, analisar e apresentar informações em tempo real aos passageiros e outros dados operacionais de transporte no RMRJ, conhecido como Centro Integrado de Mobilidade Urbana.
- Foi incluída na Categoria (1) o item:
- Licenciamento de uso banco de dados - FGV dados (índices reajuste trens)
- Foi incluída na Categoria (3) o item:
- A.4, referente à construção civil para segurança rodoviária e ferroviária
- Foi excluído da Categoria (1) o item:
- Aquisição de 7 (sete) Veículos Leves Sobre Trilhos Novos – VLT’s, para utilização nos Ramais de Vila Inhomirim e Guapimirim, operados pela Concessionária SuperVia, sendo 4 de 3 carros e 3 de 2 carros, cada um deles.
Parte B. Desenvolvimento Institucional e Político
No item B.1, referente à provisão de assistência técnica para a SETRANS com a finalidade de executar estudos e projetos adicionais sobre o desenvolvimento de políticas, ocorreram as seguintes modificações:
- Permaneceram inalterados na Categoria (2) os itens:
- Projeto e implementação de uma estratégia para o território do Mutuário e o sistema de transporte de passageiros e carga da RMRJ, para adaptação aos impactos da mudança climática, riscos e responsabilidades sociais e ambientais, como desastres naturais;
- Elaboração de Projeto Básico para a Reestruturação Urbana de Àreas do Entorno da Estação de Queimados, no Ramal de Passageiros de Japei, do Sistema Ferroviário Metropolitano do Rio de Janeiro – TOD;
- Plano Estratégico de Logística de Cargas do estado do Rio de Janeiro – PELC/RJ 2040;
- Execução de um estudo de avaliação do impacto social, econômico e ambiental do Projeto, particularmente das emissões de carbono (Lina de base para os indicadores de resultado do Projeto);
- Estudo e Desenvolvimento de um Modelo de Gestão para Bicicletas Integradoras ao Sistema Ferroviário da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (execução de estudos e projetos para prover suporte a Parte A.2 do Projeto);
- Apoio para monitorar o Centro Integrado de Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro (a execução de estudos e projetos para prover suporte para a Parte A.3 do Projeto);
- Serviços de Consultoria para apoio à SETRANS no desenvolvimento dos estudos e políticas (previsão e 3 contratações, dentre eles o consultor individual para o projeto de Mudanças Climáticas e consultor individual para a projeto básico dos 6 trens da Alstom)
No item B.2, referente à provisão de assistência técnica para a CENTRAL para o gerenciamento e a supervisão do Projeto, incluindo a aquisição e o recebimento de material rodante:
- Permaneceu inalterado na Categoria (2) o item:
- Contratação de Auditoria do PET 2 e seu Adicional – Exercícios de 2015 a 2017.
- Foram incluídos na Categoria (2) os itens:
- Auditoria do PET 2 e seu adicional - exercício de 2014;
- Auditoria do PET 2 e seu adicional - exercícios de 2018 e 2019.
- Foram excluídos da Categoria (2) os itens:
- Contingenciamento para a o Gerenciamento e Supervisão do PET 2 e seu Adicional;
- Serviço Técnicos de Consultoria, Inspeção da Qualidade e validação da Fabricação e Desempenho de Material Rodante Ferroviário
- Elaboração de Projeto Executivo para a Reforma do Prédio da SETRANS.
- Na Categoria (3), ocorreram as seguintes modificações:
- Foi excluído da Categoria (3) o item:
- Contratação das Obras de Reforma e Modernização das Instalações da Secretaria Estadual de Transportes.
- Foram incluídos na Categoria (3) os itens:
- Construção de passarelas e cancelas – Segurança Viária;
- Construção de muros ao longo das linhas férreas.
- Quanto às Categorias, a alteração foi a seguinte:
- A Categoria (1) foi renomeada como “Bens e Serviços de Não Consultoria (incluindo armazenamento dos trens) para Partes A.1, A.2, A.3 e A.5 do Projeto”.
- Quanto à realocação dos valores entre as Categorias, as alterações são apresentadas na tabela abaixo:
Categoria |
De (Valor em US$) |
Para (Valor em US$) |
Categoria 1 |
577.656.109,21 |
505.580.469 |
Categoria 2 |
11.832.852 |
3.895.321 |
Categoria 3 |
10.511.038,79 |
9.869.176 |
TOTAL |
600.000.000 |
519.344.966 |
- Foi prorrogada a data de vigência do acordo (closing date) para o dia 31 de dezembro de 2019.
O montante do empréstimo original era de US$ 600.000.000. Com a proposta de reestruturação do cancelamento de ações que totalizam US$ 80.655.034, o novo montante do empréstimo passou a ser de US$ 519.344.966.
Abaixo, apresentamos o quadro financeiro do contrato de empréstimo com as alterações propostas:
CATEGORIA |
VALOR DO EMPRÉSTIMO ALOCADO (US$) |
VALOR ALOCADO NA 1ª EMENDA (US$) |
VALOR PROPOSTO NESTA 2ª EMENDA (US$) |
OBSERVAÇÕES |
1) Bens e Serviços de Não Consultoria (incluindo armazenamento dos trens) para Partes A.1 e A.2 do Projeto |
570.293.640,00 |
577.656.109,21 |
505.580.469 |
Mantida a Categoria com exclusão de subcomponente e redução do valor alocado |
(2) Serviços de Consultoria para Partes B do Projeto |
29.706.360,00 |
11.832.852,00 |
3.895.321 |
Mantida a Categoria com exclusão de subcomponentes e redução do valor alocado |
(3) Obras Civis |
0,00 |
10.511.038,79 |
9.869.176 |
Mantida a Categoria com substituição de subcomponente e redução do valor alocado |
TOTAL |
600.000.000,00 |
600.000.000,00 |
519.344.966 |
|
No Quadro a seguir estão detalhadas as ações/subprojetos que ficaram contemplados após a Emissão da 2ª Emenda:
De |
Para |
Categoria 1 |
Categoria 1 |
Aquisição de 70 trens de 4 carros cada um deles |
Aquisição de 70 trens de 4 carros cada um deles |
Contingenciamento para o contrato de aquisição dos 70 trens |
Contingenciamento para o contrato de aquisição dos 70 trens (com redução do valor) |
Aquisição de 12 trens novos |
Aquisição de 6 trens novos de 8 carros cada um deles |
Contingenciamento para o contrato de aquisição dos 12 trens e dos 7 VLTs |
Contingenciamento para o contrato de aquisição dos 12 trens (com redução do valor) |
Reajuste do Contrato dos 30 TUEs |
Reajuste do Contrato dos 30 TUEs |
Aquisição de bicicletas |
Aquisição de bicicletas |
Desenvolvimento e implantação de um Centro Integrado de Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro - CIMU |
Desenvolvimento e implantação de um Centro Integrado de Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro – CIMU (com redução do valor) |
Recebimento/armazenagem e movimentação dos 70 trens e sobressalentes (operação portuária) |
Recebimento/armazenagem e movimentação dos 70 trens e sobressalentes (operação portuária) |
Aquisição de 7 VLTs, para utilização nos Ramais de Vila Inhomirim e Guapimirim |
Ação excluída |
|
Licenciamento de uso banco de dados - fgv dados (indices reajuste trens) |
Categoria 2 |
Categoria 2 |
Projeto Estratégico de Logística de Cargas do Estado do Rio de Janeiro - PELC 2014 |
Projeto Estratégico de Logística de Cargas do Estado do Rio de Janeiro - PELC 2014 |
Elaboração de projeto básico para a reestruturação urbana de áreas no entorno da estação de Queimados, no ramal de passageiros de Japeri, do Sistema Ferroviário Metropolitano do Rio de Janeiro - TOD |
Elaboração de projeto básico para a reestruturação urbana de áreas no entorno da estação de Queimados, no ramal de passageiros de Japeri, do Sistema Ferroviário Metropolitano do Rio de Janeiro - TOD |
Linha de Base para os indicadores de resultado do projeto |
Linha de Base para os indicadores de resultado do projeto |
Gestão do programa de bicicletas integradoras ao sistema ferroviário |
Gestão do programa de bicicletas integradoras ao sistema ferroviário |
Estratégia para adaptação aos impactos da mudança climática, riscos e responsabilidades sociais e ambientais, bem como desastres naturais |
Estratégia para adaptação aos impactos da mudança climática, riscos e responsabilidades sociais e ambientais, bem como desastres naturais |
Auditoria do PET 2 e seu adicional - exercícios de 2015/2016/2017 |
Auditoria do PET 2 e seu adicional - exercícios de 2015/2016/2017 |
Apoio para monitorar o sistema de transportes metropolitanos |
Serviço de consultoria individual de apoio técnico para análise de projetos dos 6 trens novos da Alstom |
Serviços de Consultoria para apoio à SETRANS no desenvolvimento dos estudos e políticas |
Serviço de consultoria individual para apoiar a SETRANS na elaboração de documentação para licitação dos serviços de consultoria para elaboração de plano estratégico de adaptação dos sistemas de transporte público de média e alta capacidade da RMRJaos impactos causados pelos desastres naturais e mudanças climáticas |
Apoio para monitorar o Centro Integrado de Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro (a execução de estudos e projetos para prover suporte para a Parte A.3 do Projeto) |
Serviço de consultoria individual para apoiar a SETRANS na elaboração e análise de documentos técnicos para implantação Centro Integrado de Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro (CIMU) |
Contingenciamento para a o Gerenciamento e Supervisão do PET 2 e seu Adicional |
Ação excluída |
Serviço Técnicos de Consultoria, Inspeção da Qualidade e validação da Fabricação e Desempenho de Material Rodante Ferroviário |
Ação excluída |
Elaboração de Projeto Executivo para a Reforma do Prédio da SETRANS. |
Ação excluída |
|
Auditoria do PET 2 e seu adicional - exercício de 2014 |
|
Auditoria do PET 2 e seu adicional - exercícios de 2018 e 2019 |
Categoria 3 |
Categoria 3 |
Reforma do Prédio da SETRANS |
Projeto Segurança Viária - muros |
|
Projeto Segurança Viária - passarelas/cancelas |
Prorrogação ao Acordo de Empréstimo 8117 – BR
Em dezembro de 2019 uma nova emenda ao Acordo de Empréstimo 8117-BR prorrogou o closing date para 30 de dezembro de 2022, sem alteração nos valores alocados nas categorias, permanecendo o montante total de US$ 519.344.966. A prorrogação do acordo não se constituiu como uma emenda.
Terceira Emenda ao Acordo de Empréstimo 8117 – BR
Em 31 de maio de 2022 uma nova emenda ao Acordo de Empréstimo 8117-BR foi aprovada e estava previsto: a) reestruturação dos projetos previstos no escopo do acordo; b) redefinição da nomenclatura das categorias; c) realocação dos valores entre as categorias; d) exclusão de projeto; e d) alteração na estrutura organizacional referente à unidade de projetos. Não houve alteração da data de vigência nem alteração de valor, permanecendo no montante total do acordo no valor de US$ 519.344.966.
- Quanto às Partes A e B do projeto, as alterações foram as seguintes:
Parte A. Infraestrutura e Equipamentos
- Permaneceu inalterado na Categoria (1) o item:
- A.1, referente à aquisição de trens e acessórios a serem operados pela Concessionária nas linhas do Sistema CENTRAL sob os termos do Contrato de Concessão.
- Sofreu alteração e permaneceu na Categoria (1):
- O item A.5, que foi renomeado como A.5(a), referente à ação de financiamento do reajuste de preços do Contrato 006/ASJUR/09 para a aquisição de 30 trens.
- Sofreu alteração, com realocação da Categoria (1) para a Categoria (3) o item:
- A.2 referente à implementação de um sistema para integrar, sintetizar, analisar e apresentar informações em tempo real aos passageiros e outros dados operacionais de transporte no RMRJ, conhecido como Centro Integrado de Mobilidade Urbana, com a inclusão da compra de equipamentos.
- A.3, referente à construção civil para segurança rodoviária e ferroviária.
- Foram incluídos, com alocação na Categoria (3) os itens:
- A.4, referente à aquisição de equipamentos (ATPs) para melhorar a segurança da operação férrea;
- A.5, referente ao financiamento do saldo a pagar do valor principal do contrato 006/ASJUR/09 para a aquisição de 30 trens, ficando como item A.5(b)
Parte B. Desenvolvimento Institucional e Político
No item B.1, referente à provisão de assistência técnica para a SETRANS com a finalidade de executar estudos e projetos adicionais sobre o desenvolvimento de políticas, ocorreram as seguintes modificações:
- Permaneceram inalterados na Categoria (2) os itens:
- (b) preparação de um projeto básico para a reestruturação urbana orientada para o trânsito das áreas do entorno da Estação Queimados, ao longo da linha de passageiros Japeri, parte do sistema ferroviário da RMRJ; e
- (c) preparação de um plano estratégico para o gerenciamento da logística do Mutuário, incluindo uma estratégia para melhorar a eficiência e reduzir a emissão de carbono no sistema de cargas do mutuário.
- Foram incluídos, com alocação na Categoria (2), os itens:
- (f) Execução de estudo técnico para orientar política de transporte não motorizado e de enverdecimento em estações selecionadas do Sistema CENTRAL;
- (h) Execução de estudos e projetos para prover suporte à Parte A.1
- Sofreram alterações, com realocação da Categoria (2) para a Categoria (3) os itens:
- (a) Projeto e implementação de um plano estratégico para adaptar sistemas de transporte público de média e alta capacidade na RMRJ aos impactos causados por desastres naturais e mudanças climáticas, bem como a preparação de um projeto básico para a implementação de um alerta de inundação e sistema de monitoramento;
- (d) a execução de um estudo de avaliação do impacto social, econômico e ambiental do Projeto, particularmente das emissões de carbono.
- Foram incluídos, com alocação na Categoria (3) os itens:
- (e) Execução de estudos técnicos para orientar políticas de integração e tecnologia do sistema de transportes do Estado do Rio de Janeiro;
- (g) Implementação de programa piloto de demonstração de transporte não motorizado e de enverdecimento em estações selecionadas do Sistema CENTRAL;
- (i) Execução de estudos e projetos para prover suporte à Parte A.2;
- (j) Execução de estudos e projetos para prover suporte à Parte A.3;
- (k) Execução de estudos e projetos para prover suporte à Parte A.4.
No item B.2, referente à provisão de assistência técnica para a CENTRAL para o gerenciamento e a supervisão do Projeto:
- Foi incluído, com alocação na Categoria (1), o item:
- (a) Aquisição e o recebimento de trens.
- Foram incluídos, com alocação na Categoria (2) os itens:
- (b) Orientação para os processos de licitação;
- (c) Serviço de auditoria;
- (d) Gestão da informação;
- (e) Gestão financeira;
- (f) Serviço de tradução;
- (g) Apoio técnico especializado para Parte B do Projeto.
- Quanto às Categorias, as alterações foram as seguintes:
- A Categoria (1) foi renomeada como “Bens e Serviços de Não Consultoria (incluindo armazenamento dos trens) para Partes A.1, A.5(a) e B.2(a) do Projeto”;
- A Categoria (2) foi renomeada como “Serviços de Consultoria para a Parte B.1(b), B.1(c), B.1(f), B.1(h), B.2(b), B.2(c), B.2(d), B.2(e), B.2(f) e B.2(g) do Projeto”;
- A Categoria (3) foi renomeada como “Obras, bens e serviços de consultoria e serviços de não consultoria para as Partes A.2, A.3, A.4, A.5(b), B.1(a), B.1(d), B.1(e), B.1(g), B.1(i), B.1(j) e B.1(k) do Projeto”.
- Quanto à realocação dos valores entre as Categorias, as alterações são apresentadas na tabela abaixo:
Categoria |
De (Valor em US$) |
Para (Valor em US$) |
Categoria 1 |
505.580.469 |
448.924.555 |
Categoria 2 |
3.895.321 |
3.147.985 |
Categoria 3 |
9.869.176 |
67.272.426 |
TOTAL |
519.344.966 |
519.344.966 |
- Houve alteração na nomenclatura dos projetos, apresentada na tabela a seguir:
De |
Para |
Categoria 1 |
Categoria 1 |
Aquisição de 70 trens de 4 carros cada um deles |
Aquisição de 70 trens |
Contingenciamento para o contrato de aquisição dos 70 trens |
Contingenciamento do Contrato de 70 trens |
Aquisição de 6 trens novos de 8 carros cada um deles |
Aquisição de 6 trens |
Contingenciamento para o contrato de aquisição dos 12 trens |
Contingenciamento do Contrato de 6 trens |
Reajuste do Contrato dos 30 TUEs |
Contingenciamento do Contrato de 30 trens |
Aquisição de bicicletas |
Ação excluída |
Desenvolvimento e implantação de um Centro Integrado de Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro - CIMU |
Ação deslocada para a Categoria 3 como Centro Integrado de Mobilidade Urbana - CIMU |
Licenciamento de uso banco de dados - fgv dados (indices reajuste trens) |
Licenciamento para FGVDados |
Recebimento/armazenagem e movimentação dos 70 trens e sobressalentes (operação portuária) |
Recebimento/armazenamento e movimentação dos 70 trens |
Categoria 2 |
Categoria 2 |
Projeto Estratégico de Logística de Cargas do Estado do Rio de Janeiro - PELC 2014
|
Projeto Estratégico de Logística de Cargas – PELC |
Serviço de consultoria individual de apoio técnico para análise de projetos dos 6 trens novos da Alstom |
Consultoria Individual – 6 trens |
Elaboração de projeto básico para a reestruturação urbana de áreas no entorno da estação de Queimados, no ramal de passageiros de Japeri, do Sistema Ferroviário Metropolitano do Rio de Janeiro - TOD
|
Projeto básico Queimados - TOD Queimados |
Linha de Base para os indicadores de resultado do projeto |
Ação deslocada para a Categoria 3 como Linha de Base |
Gestão do programa de bicicletas integradoras ao sistema ferroviário |
Gestão do programa de bicicletas integradoras |
Serviço de consultoria individual para apoiar a SETRANS na elaboração de documentação para licitação dos serviços de consultoria para elaboração de plano estratégico de adaptação dos sistemas de transporte público de média e alta capacidade da RMRJaos impactos causados pelos desastres naturais e mudanças climáticas |
Consultoria Individual - mudanças climáticas |
Estratégia para adaptação aos impactos da mudança climática, riscos e responsabilidades sociais e ambientais, bem como desastres naturais |
Ação deslocada para a Categoria 3 como Adaptação às mudanças climáticas |
Serviço de consultoria individual para apoiar a SETRANS na elaboração e análise de documentos técnicos para implantação Centro Integrado de Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro (CIMU) |
Consultoria Individual – CIMU |
Auditoria do PET 2 e seu adicional - exercício de 2014 |
Auditorias (Agregadas todas as auditorias) |
Auditoria do PET 2 e seu adicional - exercícios de 2015/2016/2017 |
|
Auditoria do PET 2 e seu adicional - exercícios de 2018 e 2019
|
|
|
Consultoria Individual - Licitações |
|
Serviço de tradução |
|
Consultoria - Gerenciamento de Informações |
|
Consultoria Individual - Contador Sênior |
Categoria 3 |
Categoria 3 |
Projeto Segurança Viária - muros |
Obras - Segurança Viária |
Projeto Segurança Viária - passarelas/cancelas |
Todas as obras civis de Segurança Viária foram agregadas |
|
Centro Integrado de Mobilidade Urbana - CIMU |
|
Aquisição de ATPs |
|
Aquisição de 30 trens |
|
Gerenciamento de Bicicletário |
|
Plano de Sustentabilidade do Sistema Ferroviário |
|
Consultoria - Bilhete Único |
|
Consultoria - Licitação Ônibus Intermunicipais |
|
Consultoria - Segurança Viária |
|
Linha de Base |
|
Adaptação às mudanças climáticas |
- Foi excluído do escopo do acordo a ação para Aquisição de bicicletas, com valor estimado em US$ 500 mil.
- Quanto à alteração na estrutura organizacional, no acordo de empréstimo, Anexo 2, Seção I, das Providência Institucionais, estava estabelecido que seria mantida uma unidade de projetos, PMIG. Havia, contudo, a definição de que esta unidade estaria diretamente vinculada ao Presidente da CENTRAL. Tendo em vista as mudanças na estrutura organizacional da empresa, ficou definido que a unidade de projetos não precisa mais estar diretamente vinculada ao Presidente da CENTRAL, permitindo mais agilidade no processo decisório.
Abaixo, apresentamos o quadro financeiro do contrato de empréstimo com as alterações propostas:
CATEGORIA |
VALOR DO EMPRÉSTIMO ALOCADO (US$) |
VALOR ALOCADO NA 1ª EMENDA (US$) |
VALOR PROPOSTO NA 2ª EMENDA (US$) |
VALOR PROPOSTO NA 3ª EMENDA (US$) |
(1) Bens e Serviços de Não Consultoria (incluindo armazenamento dos trens) para Partes A.1, A.5(a) e B.2(a) do Projeto |
570.293.640,00 |
577.656.109,21 |
505.580.469 |
448.924.555 |
(2) Serviços de Consultoria para a Parte B.1(b), B.1(c), B.1(f), B.1(h), B.2(b), B.2(c), B.2(d), B.2(e), B.2(f) e B.2(g) do Projeto |
29.706.360,00 |
11.832.852,00 |
3.895.321 |
3.147.985 |
(3) Obras, bens e serviços de consultoria e serviços de não-consultoria para as Partes A.2, A.3, A.4, A.5(b), B.1(a), B.1(d), B.1(e), B.1(g), B.1(i) B.1(j) e B.1(k) do Projeto |
0,00 |
10.511.038,79 |
9.869.176 |
67.272.426 |
TOTAL |
600.000.000,00 |
600.000.000,00 |
519.344.966 |
519.344.966 |