CONSULTA PÚBLICA

RJ PARA TODOS 

RJ Para Todos no Caio Martins
Moradores de Niterói e cidades vizinhas marcaram presença na ação do RJ Para Todos

No dia 2 de setembro, o Caio Martins recebeu o RJ Para Todos, ação do Governo do Estado do Rio de Janeiro realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Governo e outras instituições estaduais.

Na ocasião, serviços como emissão de documentos, carteira de trabalho digital, balcão de empregos e orientações sobre direitos do consumidor estiveram disponíveis para a população gratuitamente. 

Durante o evento, que é parte da consulta pública que o Governo do Estado do Rio tem feito em Niterói, também foram entregues formulários para que os moradores opinassem sobre qual futuro desejam para o Complexo Esportivo Caio Martins. 

RJ Para Todos no Caio Martins
Muitos cidadãos conseguiram emitir seus documentos durante a ação

 

PRIMEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Audiência pública do Caio Martins
Público marcou presença na primeira audiência pública (Foto: Luis Alvarenga)

Moradores de Niterói marcaram presença no ginásio do Complexo Esportivo Caio Martins, na noite de 17 de agosto, para debater e opinar sobre o futuro do principal equipamento esportivo da cidade. Foi a primeira audiência pública organizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

- É importante ouvir a população da região para decidir o destino deste patrimônio para Niterói. Esta consulta reforça a importância de estarmos trabalhando juntos para dar um novo rumo e fazer o complexo bombar de novo. Aulas gratuitas, como natação, hidroginástica, capoeira e zumba, já retornaram, mas queremos mais. Queremos criar um espaço completo e seguro para todo mundo aproveitar - destacou o governador Cláudio Castro.

Secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani abriu a audiência afirmando que o Caio Martins continuará sendo um espaço referência no esporte e no lazer. E afastou boatos de possíveis construções no local.

- O equipamento não será substituído por empreendimentos imobiliários ou shoppings, é destinado ao esporte, lazer e cultura. O site com a consulta pública já está disponível para todos opinarem e contém as informações oficiais sobre todo o andamento do nosso grupo de trabalho - afirmou o secretário, sendo aplaudido pela população que acompanhou a audiência.

Audiência pública do Caio Martins
Secretário Rafael Picciani fala sobre o Caio Martins (Foto: Luis Alvarenga)

Assessor especial do governador Cláudio Castro, Bruno Lessa reforçou a fala do secretário de Esporte:

- Ver esse estádio lotado me enche de orgulho e alegria. Em primeiro lugar, é importante fazer um agradecimento à Secretaria de Esporte e à equipe do Caio Martins que, em tempo recorde, conseguiram atender à demanda do governador Cláudio Castro de reabrir o complexo. E, hoje, a população pode usufruir novamente deste espaço. Precisamos deixar claro que, aqui, não vai ter shopping, não vai ter prédio. Podem ter certeza de que as aulas vão continuar sendo oferecidas gratuitamente para a população.

Este site, criado especialmente para a consulta pública sobre o futuro do Caio Martins, foi lançado durante a audiência pública. Os presentes puderam ver, em primeira mão, o questionário que permite a participação popular.

Nele, é possível opinar sobre quais atividades podem ser oferecidas, se o estádio deve ser mantido, se o cidadão é favor da realização de shows e eventos e ainda se há interesse na prática de esporte adaptado ou paraolímpico. 

- Gostaria de garantir a todos que teremos um canal fixo, permanente, democrático e acessível para manifestar sugestões e ideias para o Caio Martins. O site com a consulta pública já está disponível para todos opinarem e contém as informações oficiais sobre todo o andamento do nosso Grupo de Trabalho - explicou Rafael Picciani.

Picciani destacou a necessidade da obra de macrodrenagem no entorno do complexo esportivo, lembrando que ela também é prioridade, e que o governo estadual está comprometido em buscar as soluções necessárias para que a comunidade esportiva não perca espaço, caso as obras no entorno do equipamento sejam realizadas.

A audiência do dia 17 de agosto foi apenas a primeira de uma série de ações que serão realizadas pelo Governo do Estado em Niterói.

Audiência pública do Caio Martins
Assessor Especial do governador, Bruno Lessa falou sobre o site (Foto: Luis Alvarenga)

- Esta audiência é só o início de uma importante consulta pública. Teremos ainda uma edição do RJ Para Todos em 2 de setembro, com oferta de vários serviços para a população. E, no dia, teremos servidores passando o questionário de maneira física para as pessoas que não conseguirem preenchê-lo de forma digital. E no dia 26 de setembro, faremos mais uma audiência pública, desta vez no Centro da cidade, para que possamos mostrar que o Caio Martins não é patrimônio de apenas um bairro, mas de toda Niterói - contou Bruno Lessa.

A audiência pública contou com a presença de diversas autoridades. Compuseram a mesa o subsecretário de Gestão de Equipamentos da Secretaria de Esporte e Lazer, Gelby Justo; o presidente da Suderj, Renato de Paula; a promotora do Ministério Público Estadual, Renata Scarpa; o deputado estadual Vitor Júnior; o vereador Fabiano Gonçalves; o secretário municipal de Administração, Luiz Vieira; e o representante da Emop, Luiz Perlingeiro.

Audiência pública do Caio Martins
Moradores de Niterói participaram da audiência pública e deram ideias (Foto: Luis Alvarenga)

Retorno das aulas

O Complexo Esportivo Caio Martins permaneceu fechado nos últimos anos devido a problemas estruturais. No entanto, antes mesmo da decisão sobre seu futuro, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, para a qual o equipamento foi transferido em 2022, reabriu o espaço e retomou as atividades gratuitas no local. Atualmente, a população de Niterói já conta com aulas gratuitas de Alongamento, Natação, Hidroginástica, Tai Chi Chuan, Yoga, Capoeira e Zumba no complexo esportivo. Mais de 2 mil alunos estão matriculados.

Enquanto isso, a Empresa de Obras Públicas do estado (Emop-RJ) faz manutenção no Caio Martins. O trabalho inclui a revitalização do ginásio poliesportivo, reformas nos banheiros e vestiários, recuperação do piso ao redor da piscina, pintura dos corredores, revitalização da entrada principal e melhorias nas calçadas do entorno do projeto. As ações fazem parte do Programa de Manutenção Continuada do Governo do Estado do Rio de Janeiro, visando garantir um ambiente seguro e adequado para a prática de esportes e atividades físicas no complexo esportivo.

Veja, aqui, a ata da primeira audiência pública.