play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Miliciano Zinho é transferido para penitenciária federal em Mato Grosso do Sul 

Miliciano Zinho é transferido para penitenciária federal em Mato Grosso do Sul 
Zinho é transferido para penitenciária federal em Mato Grosso do Sul 

Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho, chefe da principal milícia da Zona Oeste do Rio, foi transferido, no dia 16 de março, do Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, para uma penitenciária federal em Mato Grosso do Sul. Ele foi encaminhado para a unidade prisional em Campo Grande, capital sul-mato-grossense, em um forte esquema de segurança.

Ao sair do Presídio Laércio da Costa Pellegrino, conhecido como Bangu 1, o comboio com Zinho seguiu pela Avenida Brasil até o Aeroporto Santos Dumont, no Centro da capital fluminense. Marcelo de Luna Silva, o Boquinha, comparsa de Zinho, também foi transferido para o presídio federal. 


A decisão da transferência de Zinho e Boquinha é da 2ª Vara Criminal da Capital, a pedido da promotora de Justiça Simone Sibílio. A promotoria argumentou que, devido à alta periculosidade do miliciano e à importância dele no esclarecimento de crimes em diversos processos sigilosos, o criminoso precisa ir para uma cadeia de segurança máxima em outro estado.

“Fica evidente que a permanência de ‘Zinho’ no Estado do Rio de Janeiro poderá significar a continuidade da sua relevância criminosa em um já conturbado cenário de disputas territoriais, trazendo um grande risco de desestabilizar a segurança pública e o sistema penitenciário Estadual; a transferência do interno em tela para o Sistema Prisional Federal dificultará possíveis articulações intramuros, e, por conseguinte, o fluxo de ordens emanadas do interior de unidades prisionais para comparsas extramuros, além de contribuir para manutenção da ordem e segurança públicas”, dizia uma parte do pedido de transferência elaborada pela promotora do 2º Tribunal do Júri, Simone Sibílio.