Setram promove ampliação na grade de horários dos trens a partir de 26 de março
Foto trem nos trilhos

A oferta de horários dos trens será ampliada a partir do dia 26 de março. A mudança na grade operacional foi possibilitada pela redução de intervalos e maior oferta de viagens diretas no ramal Saracuruna e viagens expressas no ramal Santa Cruz, permitindo o transporte de mais 52.800 passageiros. A medida faz parte de um acordo com a SuperVia e a Central Logística, órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), responsável pela gestão da concessão.

O trecho Central do Brasil - Saracuruna é o que será mais impactado pela ampliação das viagens nos períodos da manhã e da tarde. Outra vantagem é que não será mais necessário realizar transferência na estação Gramacho.

"Esses ajustes são fundamentais para melhorar a qualidade das viagens e otimizar o tempo de quem depende dos trens. Estamos trabalhando duro e cobrando para que a concessionária aprimore os serviços e faça os investimentos necessários em prol da população fluminense",  destacou o secretário Washington Reis.

Serão, ao todo, 14 viagens diretas sem necessidade de realizar a troca de composição em Gramacho, sendo 4 de Saracuruna para a Central do Brasil no período da manhã (às 4h10, 4h40, 5h10 e 5h40) e duas no sentido contrário (Central do Brasil - Saracuruna) na mesma faixa de horário. Já no pico da tarde, serão quatro viagens diretas da Central do Brasil para Saracuruna (às 16h46, 17h16, 17h46 e 18h16) e outras quatro no sentido contrário (Saracuruna - Central do Brasil). Atualmente, apenas uma viagem direta é realizada de Saracuruna para a Central do Brasil, às 5h53. Ou seja, antes e depois desse horário, o passageiro ainda precisa trocar de composição na estação Gramacho, o que não vai mais ocorrer a partir do próximo dia 26.

A pedido da Setram, a SuperVia também vai reduzir os intervalos entre as partidas durante os horários de pico (de 5h às 8h e das 16h às 19h) no ramal Saracuruna. No trecho Gramacho x Central do Brasil, os trens partirão a cada 15 minutos - atualmente, partem de 20 em 20 minutos. Nos horários de menor movimento, também haverá redução nos intervalos, passando de 27 para 20 minutos.

Mais viagens expressas no Ramal Santa Cruz

As melhorias para os passageiros também vão ocorrer no ramal Santa Cruz. Conforme acordado com a secretaria, a SuperVia vai ofertar mais viagens expressas no pico matutino, com aumento de oito para dez viagens expressas no período entre 3h51 e 6h51. Vale lembrar que, entre Santa Cruz e Deodoro, o trem expresso faz parada em todas as estações. No trecho entre Deodoro e Central do Brasil, o trem para somente nas estações Madureira, Olímpica de Engenho de Dentro, Maracanã, São Cristóvão e Central do Brasil.

No ramal Deodoro, o passageiro vai poder contar com mais uma viagem paradora no pico matutino, o que vai representar uma oferta de 2.400 lugares a mais. Já no ramal Japeri, as viagens expressas terão, relativamente, um menor tempo no percurso total.

Os ajustes operacionais fazem parte do projeto de revitalização operacional do sistema ferroviário, definido pelo grupo de trabalho formado entre a secretaria, por meio da Central Logística, e a SuperVia.