
Diante da cobrança do Governo do Estado por investimentos na melhoria da prestação dos serviços à população, a SuperVia confirmou que desistiu de gerir o sistema metropolitano de trens, em reunião realizada ontem com executivos da Gumi (empresa japonesa concessionária da SuperVia).
Um dos motivos que contribuiu para a desistência da concessionária foi o fato de não atender aos padrões de exigência de performance modernos e eficientes buscados pela SETRAM.
Sendo assim, será discutida com a SuperVia a melhor forma de garantir uma transição transparente e tranquila, garantindo o funcionamento dos serviços até a escolha de uma nova empresa. O objetivo é adotar um modelo de concessão que atenda aos anseios e respeite o direito da população.
A pandemia acabou, e os serviços continuaram precários. Mesmo após cobranças, ao longo dos anos, os passageiros seguiram enfrentando atrasos, desconfortos, paralisações e até acidentes.
Ciente do desafio de promover a transformação da mobilidade urbana do estado, desde que assumiu o cargo, o secretário Washington Reis tem buscado alternativas para equacionar os problemas que impactam o sistema ferroviário, visando promover deslocamentos seguros e de qualidade para os usuários que dependem dos trens.