play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

SETRANS retomará a licitação do TOD Queimados, projeto de reestruturação urbana do entorno de Estação Ferroviária de Queimados
A expectativa é que as obras sejam iniciadas até o primeiro semestre de 2023

 A Secretaria de Estado de Transportes retomará a licitação do TOD Queimados (projeto de reestruturação urbana do entorno de Estação Ferroviária de Queimados), após autorização do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conforme publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (14/10). A expectativa é que as obras sejam iniciadas até o primeiro semestre de 2023.

O certame estava suspenso desde agosto, quando o órgão de controle determinou à SETRANS a realização de adequações na licitação, que já foram atendidas pela pasta.  As empresas, agora, terão até 30 dias para enviar novas propostas.

Concluída essa etapa, a Comissão de Licitação fará análise e divulgará oportunamente, o resultado da licitação, que tem como critério de julgamento o menor preço.

Esse será o primeiro modelo de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) implantado no Brasil, conceito que visa estimular as cidades a serem cada vez mais compactas e favoráveis à utilização de transportes sustentáveis.  

O TOD Queimados, uma iniciativa do Governo do Estado, com financiamento do Banco Mundial, inclui, entre outros aspectos, a revitalização de todo o sistema viário no entorno da estação, com prioridade para pedestres e ciclistas, e criação de um sistema cicloviário, de bicicletários e de um binário ligando a Rodovia Presidente Dutra até o Centro de Queimados.