play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

ROSANGELA DE SOUZA GOMES

ROSANGELA DE SOUZA GOMES

Rosangela Gomes é natural de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e tem toda a sua trajetória marcada por projetos ligados ao Social e aos Direitos Humanos. Foi vereadora de Nova Iguaçu por três mandatos e deputada estadual entre 2011 e 2015. Eleita deputada federal por três vezes consecutivas, desde a eleição de 2015, foi a primeira mulher negra eleita, em 2021, para ocupar um cargo na mesa diretora da Câmara dos Deputados Federais em Brasília.

Durante todo o seu percurso profissional atuou na linha de frente em projetos e comissões nas temáticas de prevenção ao uso de drogas, assistência aos dependentes químicos, no combate `as discriminações de raça, cor, etnia, religião e direito da mulher, uma das suas principais bandeiras. Além, disso trabalhou em políticas públicas para garantia da segurança alimentar da população e combate para as deficiências do abastecimento de água na Baixada Fluminense.  

Formada em Direito pela UNIG no Rio de Janeiro. Rosangela é Pós-Graduada em Direito Constitucional pela Faculdade Cândido Mendes e em Gestão Pública pelo IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro). E cursa mestrado em Gestão Pública pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa) de Brasília. E ainda é enfermeira de formação.


Compromisso da Secretária

“Assumir uma Secretaria como a Desenvolvimento Social e Direitos Humanos é com certeza um dos maiores desafios da minha carreira. Não apenas pela complexidade de termos juntos, lado a lado, tantos temas diversos e urgentes, como o combate `a fome, mas porque estamos falando de traçar política pública efetiva para quem está na ponta, que é o nosso povo. Uma população que tanto precisa. E que tem pressa para ser atendida, e, que precisa, e merece, que isso seja feito com excelência. 

É essa minha nova luta e compromisso, trazer a minha expertise como política e gestora para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de forma alinhada, justa e acolhendo aos nossos 92 municípios em ações de enfrentamento `a miséria, pelo desenvolvimento e igualdade social e direitos humanos essenciais, para que cada cidadã e cidadão de nosso Estado saiba que aqui é a sua Secretaria e que sua voz será ouvida.

Rosangela Gomes