Programa Voz da Infância oferece capacitação para rede municipal de educação

O subsecretário da Criança e Adolescente, Arthur Souza, está em uma importante missão pelos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, apresentando o programa 'Voz da Infância'. Esta iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos visa capacitar profissionais nas escolas da rede municipal, oferecer escuta especializada por uma equipe multidisciplinar e criar um fluxo entre os órgãos competentes, preparando a comunidade escolar para identificar e apoiar vítimas ou testemunhas de violência infantojuvenil.
A escuta especializada é um dos principais mecanismos de proteção a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. É um procedimento de entrevista sobre a situação de violência, feito por um profissional especializado da rede de proteção, em local acolhedor e com privacidade, onde crianças e adolescentes são assistidos por assistentes sociais e psicólogos especializados. O principal objetivo deste programa é retirar a criança ou o adolescente de uma situação de violência e evitar a revitimização.
Além de apresentar a proposta, o subsecretário busca entender as peculiaridades de cada território de perto para montar Grupos de Trabalho que integrem a rede municipal de educação, com as Secretarias Municipais de Assistência Social com o Governo do Estado e com isso criando um fluxo específico e adaptado para cada região, de modo que a responsabilidade não fique apenas com o município e a criança e o adolescente na ponta sejam os maiores benficiários da política pública.
- O maior índice de violência contra a criança e adolescente é intrafamiliar. Sabemos que a realidade dessa violência acontece dentro de casa. E muitas vezes, o professor passa mais tempo com a criança na escola do que a família dentro de casa. Então, capacitar esse educador para essa realidade é um grande passo para alcançar essa criança e conseguir uma medida protetiva de urgência – disse o subsecretário de Estado da Criança e Adolescente, Arthur Souza.