play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Governo do Rio inicia Conferências Regionais dos Direitos da População LGBTQIA+

Governo do Rio inicia Conferências Regionais dos Direitos da População LGBTQIA+
Governo do Rio inicia Conferências Regionais dos Direitos da População LGBTQIA+

Atividades acontecerão em 11 cidades e contarão com adesão dos 92 municípios do estado. A primeira será no próximo sábado, 12, em Nova Friburgo


O Conselho Estadual Dos Direitos das Pessoas LGBTI+, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, realiza neste sábado, 12, em Nova Friburgo, o primeiro encontro das Conferências Regionais dos Direitos da População LGBTQIA+. Ao todo serão 11 conferências realizadas em todo estado, de onde sairão os delegados que farão parte da 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e dos Direitos das Pessoas LGBTIQIA+ do Rio de Janeiro, que acontecerá nos dias 6, 7, 8 e 9 de agosto.

 

Com o tema “Construindo Políticas Públicas no Rio de Janeiro”, o primeiro encontro acontece no Hotel Dominguez Plaza, na Praça do Suspiro, 114, Centro de Nova Friburgo. E as inscrições podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf31sfA-qibNj2KZcx7nWIllLLO1OVLWFWSyJTvW1eax43L8w/viewform, também disponível nas páginas do Instagram da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, do Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia e do Grupo Arco-íris de Cidadania LGBTI+.

 
As Conferências Regionais LGBTI+ são abertas ao público, acima de 18 anos, e contarão com representantes da sociedade civil, do poder público, integrantes do Conselho Estadual LGBTI+/RJ (CELGBTI), membros dos conselhos municipais LGBT+, ativistas LGBTI+ e interessados da sociedade civil dos 92 municípios. As Conferências fornecerão, gratuitamente, café da manhã, almoço e café da tarde para os participantes. Além de certificado de participação.

 

- A Conferência Regional é fundamental para a discussão e deliberação sobre as principais demandas do território, que serão levadas para a Estadual. São essas conferências que garantem que as pessoas eleitas cheguem com um nível maior de conhecimento, alinhamento e articulação sobre as pautas prioritárias da região. - ressaltou Ernane Alexandre, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTI+ e superintendente de Políticas Públicas LGBTI+ do Governo do Estado.


O decreto de convocação para a 4º Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTI+ foi assinado pelo governador Cláudio Castro no dia 28 de junho de 2024. A conferência volta acontecer depois de 10 anos.  


- É de suma importância a realização das Conferências Regionais porque é onde se fortalece a organização e o protagonismo dos movimentos LGBTI+ locais. Além disso, garante um espaço mais democrático e representativo na Conferência Estadual.  - destacou Cláudio Nascimento, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTI+, e presidente do Grupo Arco-íris de Cidadania LGBTI+ (GAI).

 
A 4º Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ é uma realização do Conselho Estadual LGBTI+/RJ, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia, e conta com a cooperação técnica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Grupo Arco-íris de Cidadania LGBTI+.

Conheça abaixo todas as datas e locais das 11 Conferências Regionais dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do RJ

12 de abril - 8h às 19h
Sede: Nova Friburgo
REGIONAL Nº 3

26 de abril - 8h às 19h
Sede: Miracema
REGIONAL Nº 1

10 de maio - 8h às 19h
Sede: Petrópolis
REGIONAL Nº 4

17 de maio - 8h às 19h
Sede: Búzios
REGIONAL Nº 7

24 de maio - 8h às 19h
Sede: Volta Redonda
REGIONAL Nº 5

31 de maio - 8h às 19h
Sede: Angra dos Reis
REGIONAL Nº 6

7 de junho - 8h às 19h
Sede: Campos dos Goytacazes
REGIONAL Nº 2

8 de junho - 8h às 19h
Sede: Niterói
REGIONAL Nº 9

5 de julho - 8h às 19h
Sede: Três Rios
REGIONAL Nº 11

12 de julho - 8h às 19h
Sede: Duque de Caxias
REGIONAL Nº 10

19 de julho - 8h às 19h
Sede: Cidade do Rio de Janeiro
REGIONAL Nº. 8