Governo do Estado prepara Semana da Prevenção e Ação de Cuidados sobre Uso e Abuso de Drogas

Gil Soares

Atividades fazem parte do Dia Internacional Contra o Abuso de Drogas e Tráfico de Ilícitos da ONU e do Dia Estadual de Prevenção à Dependência Química

Para prevenir é preciso conscientizar. Com essa abordagem, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, promove de 24 a 29 de junho, a Semana da Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas. A proposta é utilizar a data para mobilizar a população com atividades diversas de sensibilização para o problema de saúde pública. Dados de relatório da ONU de 2023 mostram que o número de pessoas que sofrem de transtornos associados ao uso de drogas subiu para 39,5 milhões, um aumento de 45% em 10 anos.

A Semana da Prevenção é marcada pelo Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos e também pelo Dia Estadual de Prevenção à Dependência Química, 26 de junho, institucionalizado pela  Lei n° 10.022, sancionada pelo Governador Cláudio Castro em 2024. As datas são um alerta para a necessidade de se conscientizar sobre os riscos que as substâncias lícitas e ilícitas representam para a sociedade, e, em especial para os jovens.

-  Estamos trabalhando a questão da prevenção de forma integrada e em parceria com outras secretarias e prefeituras. Só encarando de frente esse grave problema teremos respostas efetivas. Além disso, criamos parcerias com outras instituições para que o usuário consiga atendimento. Só com essa política, que começa na prevenção e finaliza no tratamento, teremos respostas objetivas - disse Rosangela Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

As atividades começam no dia 24 de junho, segunda-feira, com exposição fotográfica de assistidos de comunidades terapêuticas. No dia 26 é dia da caminhada da prevenção e atendimento social nos municípios Paulo de Frontim, Silva Jardim. Teresópolis e Natividade. E no dia 27, a ação acontece em Barra do Piraí.

Subsecretaria de Prevenção à Dependência Pública atua para fortalecer a rede de assistência

A dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença, segundo a OMS e, portanto, um problema de saúde pública a ser enfrentado. O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química, tem trabalhado para implementar uma política pública sobre drogas atuante por meio de ações integradas entre os entes federativos e sociedade civil. A pasta realiza visitas de articulações para o fomento desta política que inclui a prevenção, o cuidado, os devidos encaminhamentos e a reinserção social, com o objetivo de ofertar assessoria técnica e administrativa. Só esse ano já foram realizadas 15 capacitações com diferentes municípios e entidades militares. Além disso, a subsecretaria viabiliza o acesso ao tratamento e acolhimento, que são realizados por meio de comunidades terapêuticas conveniadas, e em casos ambulatoriais, são
encaminhados para o CAPS-AD da rede municipal, ou grupos do terceiro setor, como Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos.

-  Nós temos procurado trabalhar em sintonia com os municípios valorizando ações que já são realizadas com sucesso pelas prefeituras, fortalecendo a rede. Também intensificamos ações de prevenção para a população. Só assim, com esses pilares fortes, conseguimos ganhar a batalha contra o uso de drogas - ressaltou Mariléia de Paula, subsecretária da pasta.

Selo Cidade Prevenida

“Selo Cidade Prevenida” tem por objetivo reconhecer os municípios que vem se destacando no trabalho de prevenção, serviços e cuidados no controle do uso e abuso de drogas. Já foram certificadas as cidades do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Petrópolis, Volta Redonda e Seropédica. A proposta é incentivar gestores municipais para que invistam em políticas públicas que amenizem as demandas decorrentes das consequências do uso de drogas.

Serviço da Semana da Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Drogas

Exposição - Prevenir e Cuidar: Passos de um novo futuro.
Exposição de fotografias de acolhidos atendidos em Comunidades Terapêuticas acompanhadas pelo Estado.
Local: Praça Cristiano Ottoni, s/n 7º andar, centro do Rio de Janeiro
Horário: 10h às 15h

Participação da Subpredeq  na LER, evento da Sec. de Educação que participamos como convidados com um estande.
Data: 24 a 28 de junho
Local: Píer da Praça Mauá

Caminhada da Prevenção & Ação Social nos Municípios
Atividade feita em parceria com os municípios para a conscientização da população em prevenção e oferta de diversos serviços

Paulo de Frontin
Horário: 9h às 13h
Local: Estação Ferroviária - Centro

Silva Jardim
Horário: 08h às 12h
Local: Espaço Cultura e Lazer (ao lado da Prefeitura)

Natividade
Horário: 9h às 13h
Local: Av. Amaral Peixoto (Praça Central) - Centro

Teresópolis
Local: Praça Olímpica - Centro/ Horário: das 09 às 13h

Caminhada da Prevenção + Ação Social em Barra do Piraí

Local: Largo da Feira - Centro, Barra do Piraí

Ação Social e Exposição do Projeto “RESGARTE”

Ação para fomentar a reinserção social de pessoas acolhidas em Comunidades Terapêuticas acompanhadas pelo Estado, por meio de exposições de trabalhos artesanais, apresentação musical, teatral e outros.
Local: Museu da República
Horário: 10h às 13h