Cultura do Pertencimento: Governo do Estado leva hóspedes do Hotel Acolhedor para o Parque Bondinho Pão de Açúcar

Gil Soares

Projeto beneficia pessoas assistidas pelos programas estaduais

Na manhã desta sexta-feira (31/05), os hóspedes do Programa Hotel Acolhedor, dos núcleos do Catete e do Centro do Rio, tiveram a oportunidade de olhar a cidade maravilhosa por um dos pontos mais bonitos e famosos, o Pão de Açúcar. A atividade faz parte do Projeto Cultura do Pertencimento, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e desta vez a parceria foi com o Parque Bondinho Pão de Açúcar. Durante esse passeio, os assistidos puderam vivenciar essa experiência de ser turista por um dia na própria cidade.

O projeto Cultura do Pertencimento tem como objetivo, levar assistidos, pessoas em situação de vulnerabilidade social e outros atendidos pelo Estado para passeios de lazer e cultura. O brilho no olhar estava em cada uma dessas pessoas do Hotel Acolhedor.

- Olha eu não consigo pensar em outra palavra sem ser inclusão, hoje eu estou me sentindo incluindo nesse lugar aqui, um local onde a gente não seria bem-vindo, pelas nossas vestimentas, o modo da gente falar, mas hoje nesse momento, eu me sinto como todo mundo, sendo um turista e sendo bem tratado – contou Diego Prazeres, 33 anos.

Inclusão, essa é a palavra que mais de 10 hóspedes do hotel, falam quando se referem ao programa do Estado.

-  É muito emocionante estar aqui, eu sei que estamos passando por uma situação difícil, mas o Estado ajuda a gente a conhecer esses pontos turísticos do Rio de Janeiro, ainda mais porque de outra forma não veríamos, mas é muito se sentir integrada e acolhida pelo Hotel e por esse projeto também, eu gostei muito, muito mesmo do passeio – Disse Elisângela Moura de 52 anos.

A coordenadora dos Hotéis, Hosana Helena, ressaltou a importância de mostrar que esses lugares culturais e turísticos estão disponíveis para esse projeto, além de permitir que voltem a sonhar com novas oportunidades e conhecimentos.

-  O projeto Cultura do pertencimento, veio com uma proposta de reinserir essa população vulnerável, que são acolhidas no Hotel Acolhedor, seja no Catete ou no Centro, dando novas oportunidades de conexão com a cidade. A importância para mim, é ver em cada rosto, um sorriso de alguém não teve essa oportunidade e agora está tendo, esse prazer vai além do profissional – Disse

O projeto Cultura do Pertencimento continua investindo em sonhos e oportunidades para essa população. A esperança é construir novas parcerias para que essas atividades culturais e de lazer sejam cada vez mais recorrentes em todo nosso estado.

Sobre o programa Cultura do Pertencimento

O projeto Cultura do Pertencimento, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foi criado em julho de 2023 com o objetivo de integrar, melhorar a autoestima e o sentimento de pertencimento das pessoas assistidas pelo Governo do Rio. A proposta não se limita a garantir experiências culturais e de lazer. Vai além, trabalhando para que os idosos do Abrigo Cristo Redentor, os frequentadores do Hotel Acolhedor, as pessoas com deficiência, crianças migrantes, e outros acolhidos pela Secretaria, se sintam não apenas acolhidos pelo nosso Estado, mas que percebam que os espaços turísticos e culturais do estado do Rio também estão disponíveis para eles.

Vídeos:

SONORAS E VÍDEOS DE APOIO PÃO DE AÇÚCAR - HOTEL ACOLHEDOR