Café do Trabalhador oferece serviço diferente no Dia do Pão
O pão é alimento de unanimidade na alimentação do brasileiro. Ninguém dispensa um pãozinho no café da manhã. A receita nacional foi inspirada na cozinha francesa: farinha de trigo, sal, fermento e água. Mas o formato foi adaptado. O pãozinho também é destaque no Café do Trabalhador. E no Dia Mundial do Pão, celebrado nesta segunda-feira (16), algumas unidades promoveram ações especiais. Outras forneceram o kit de graça. E ainda houve as que serviram um pão diferente do habitual.
Em São Gonçalo, onde há mais de um ano foi instalada a primeira unidade do Café do Trabalhador, a data começou a ser comemorada na semana passada, quando o kit foi composto por dois pães, além da fruta e café. Hoje, havia pão com gergelim. O serviço, aliás, tem aprovação da população local.
"Semana passada o kit tinha um pão a mais, mas eu não sabia o motivo. Hoje que descobri que é por causa do dia do pão. É R$ 2,50 só o café puro na padaria. Com R$ 2,50 aqui a gente come cinco pãezinhos, toma cinco cafés e ainda cinco frutas. Tá ruim? Não tá!", disse Vander Souza da Silva, que trabalha como motorista de ônibus.
Opinião compartilhada também pelo Moisés Monteiro, que é gari e varre justamente a Praça Dr. Luiz Palmier, no centro de São Gonçalo, justamente onde fica localizado o Café.
"Muitas pessoas precisam desse cafezinho. É um preço bom, café, um pãozinho por 50 centavos tá ótimo", contou Moisés.
O Café do Trabalhador, serviço da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tem 43 unidades espalhadas por 38 cidades do Estado do Rio. Os pães são feitos com muito amor e dedicação em padarias parceiras preparadas especialmente para produzi-los.
Desde julho de 2022, quando o primeiro polo foi inaugurado, já foram servidos mais de 3.291.042 pãezinhos. A meta é levar o serviço aos 92 municípios do Estado.