Com quadra lotada, Governo do Estado anuncia novo polo do Empoderadas no Império Serrano

O Programa Empoderadas, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, inaugurou, no último sábado, dia 16, o seu 63º polo. Dessa vez, o projeto dá prosseguimento à parceria com escolas de samba. A nova unidade fica na quadra do Império Serrano, em Madureira, zona norte da capital.

Érica Paes com diretores do Império Serrano (Foto: Reinaldo Rocha)

O anúncio foi feito pela coordenadora do programa, Érica Paes, ao público que lotou a quadra para uma tarde de feijoada e samba.

"A gente só tem a agradecer. Agradeço imensamente à diretoria do Império Serrano. Tenho certeza que a partir de agora a gente vai fazer uma nova estrada das mulheres aqui da comunidade. A gente tá entrando aqui e fortalecendo as mulheres vítimas de violência, qualquer forma de violência. E também as mulheres que querem aprender a se defender contra uma futura violência. A gente sempre gosta de falar que o Empoderadas não é um programa contra homens, é um programa contra a violência. Os homens também são importantes pra gente nessa luta", disse Érica.

Uma das grandes responsáveis pela instalação do novo polo foi a Deisilayne do Carmo. Ela, que é torcedora do Império Serrano e está sempre na quadra, vivendo o dia a dia da escola, já conhecia o programa e decidiu levar a ideia ao departamento social da verde e branco de Madureira.

"Muito feliz em saber que o Empoderadas chegou na quadra da Império Serrano. Vai ajudar muitas mulheres vítimas de violência, como eu, que têm vergonha, medo de falar, se sentem aprisionadas à situações que você precisa administrar e se libertar. Ajudar a você mesmo, que sofreu violência, e outras mulheres que sofrem por aí a fora", revelou Deisilayne.

Deisilayne foi quem apresentou o projeto aos diretores da agremiação da zona norte
Deisilayne foi quem apresentou o projeto aos diretores da agremiação (Foto: Reinaldo Rocha)

As aulas serão ministradas às terças e quintas, das 17:30 as 19:00, a partir da próxima quinta (21). Além disso, o programa oferece acompanhamento jurídico e psicológico às mulheres vítimas.

"Mulher, se você estiver precisando de ajuda, tenha hoje o Império Serrano como um ponto de acolhimento pra vocês. A gente vai estar aqui para escutar, entender e tentar dar a máxima velocidade para dar uma resposta para vocês. Vocês não estão sozinhas. Existe toda uma rede de acolhimento para mulheres vítimas de violência no Estado do Rio, e nós estamos aqui para dar as mãos para vocês", explicou a coordenadora.

Na última sexta-feira, foram inaugurados outros dois polos: um na Barra da Tijuca e outro na Pavuna. Agora, o Programa totaliza 63 núcleuos espalhados por todo o Estado do Rio de Janeiro.

O Empoderadas

O Empoderadas atua na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher, oferecendo acolhimento psicossocial por meio de uma equipe interdisciplinar. Os polos do Programa são instalações permanentes do Estado, que fornecem informações sobre os diferentes tipos de violência, programas de treinamento, cursos profissionalizantes e uma rede de apoio composta por advogadas, psicólogas e assistentes sociais para melhor atender às mulheres assistidas.

Nos polos, são ministradas aulas sobre técnicas preventivas de defesa e proteção feminina, transmitindo mecanismos que auxiliam na resolução de conflitos. O trabalho é dividido entre diálogo preventivo passivo, diálogo de alerta e ações físicas que ajudam na fuga em situações de perigo, além de técnicas para se prevenir de possíveis violências.

Serviço:

Programa Empoderadas na quadra do Império Serrano