Noticias G20
Durante a cúpula do g20, realizada nos dias 18 e 19 novembro no rio de janeiro, a casa g20, na casa de cultura de cultura laura alvim, em ipanema, na zona sul da cidade, funcionou como um ponto de comunicação e cobertura do fórum mundial para a população e para a imprensa. no espaço, ocorreram, por exemplo, entrevistas com especialistas que comentaram os acordos firmados pelos líderes mundiais. a rádio roquette pinto fm, emissora ligada ao governo do estado, transmitiu sua programação diretamente do estúdio montado na casa. a emissora esteve presente na cobertura dos eventos e debates realizados na casa g20 desde sua inauguração, em março deste ano. o espaço idealizado pelo governo do estado, para a promoção das potencialidades ambientais, culturais e econômicas do rio, ofereceu uma programação diversificada ao longo dos meses. além de atividades gratuitas e eventos que ajudaram a debater temas importantes relacionados ao encontro, na casa foram apresentadas as principais políticas públicas estaduais que dialogam com os temas do g20.
A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana apresentou na casa g20, em ipanema, um panorama dos grandes projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo governo do estado para modernizar os serviços de trens, barcas, metrô, bonde e rodoviário intermunicipal. a meta é oferecer à população alternativas de transporte integrado, seguro e sustentável. técnicos da secretaria e das instituições vinculadas discutiram com especialistas do setor os avanços e os desafios com vistas ao futuro. a transição da matriz energética no transporte rodoviário intermunicipal, com utilização de ônibus elétricos, e o selo 'empresa carbono neutro', conquistado pelo centenário bonde de santa teresa, são dois projetos em desenvolvimento pela secretaria e alinhados com as diretrizes do g20 de implementação de políticas públicas de redução do impacto ambiental.
Britta Ernst, esposa do chanceler alemão Olaf Scholz, e uma delegação alemã que está no Rio de Janeiro para o G20 foram recebidos pela Camerata Jovem do Rio de Janeiro em uma belíssima apresentação na Casa G20, a embaixada cultural do fórum, localizada em Ipanema, na Zona Sul. Composta por jovens músicos cariocas de diferentes comunidades, o grupo é oriundo do projeto Ação Social pela Música do Brasil, sob a direção artística de Fiorella Solares.
Por: João Pedro Bitencourt
Fotos: Manuela Chaves
A segunda edição do Fórum Rio Ocean reuniu cientistas, empresários e influenciadores com o objetivo de construir soluções para a conservação dos recursos aquáticos, além de posicionar o Rio como referência global em sustentabilidade, e ocorreu na Casa G20, em Ipanema, na Zona Sul. De acordo com os organizadores do evento, a principal expectativa foi trabalhar uma carta com propostas de ações tangíveis e eficazes que será entregue à cúpula do G20. A iniciativa visa garantir que as ações discutidas e planejadas no fórum ganhem visibilidade internacional, contribuindo com soluções práticas para os esforços globais de preservação dos oceanos e do clima.
A Casa G20, Embaixada Cultural do Rio, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, recebe a exposição "Viver o Rio". Com curadoria de Ruy Castro e Heloísa Seixas, a mostra leva o visitante a uma imersão na história e na cultura da cidade, com fotos e frases icônicas extraídas de textos do escritor. A exposição "Viver o Rio" exibe objetos colecionados por Ruy Castro, que remetem à essência cultural carioca. Num espaço emblemático e instagramável, uma foto da musa Leila Diniz foi reproduzida em tamanho real, permitindo que o visitante se veja acompanhado da mulher que revolucionou a moda praia, nas areias de Ipanema. A exposição está aberta ao público, de terça-feira a domingo, das 13h às 19h.
A Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade promoveu, o evento “Diálogo para Bioeconomia da Restauração Florestal” na Casa G20, Embaixada Cultural do Rio, em Ipanema, no Rio. Na ocasião a pasta lançou o diagnóstico da cadeia de produção de mudas florestais para restauração no estado do Rio de Janeiro. O documento revela a capacidade produtiva atual e potencial de cada região hidrográfica, além dos desafios para alcançar os compromissos de restauração do estado. Os participantes também conheceram o Programa Estadual Florestas do Amanhã e assistiram palestras sobre o potencial da restauração dos ecossistemas fluminenses para a criação de empregos no Brasil, abordando o papel das indústrias na bioeconomia.
por João Pedro Bitencourt
O Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira (14) o espaço Conexão 2030 no G20 Social, que ocorre entre os dias 14 e 16 de novembro, no Armazém 1B do Boulevard Olímpico, na Zona Portuária. O espaço reúne sociedade civil, movimentos sociais e representantes não governamentais para debater estratégias de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no território fluminense.
O Ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, parabenizou o governo do estado pela iniciativa.
- A partir de hoje (14) até o dia 19, o Rio de Janeiro é o centro do debate mundial sobre essas políticas públicas, e ver o governo do Rio de Janeiro discutir a agenda 2030 com os municípios e levá-la adiante é algo muito importante - declarou o ministro.
O governador Cláudio Castro ressaltou a importância de o estado do Rio sediar um evento como o G20 Social.
- Nós estamos fazendo história. Assim como hoje lembramos da Rio 92 e da Rio+20, lembraremos do G20. Os livros de história contarão este momento, quando o Brasil e o Rio de Janeiro recebem um dos maiores eventos do mundo - afirmou o governador.
Durante o evento, oito prefeituras de municípios do estado do Rio receberam um prêmio do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que reconhece as melhores iniciativas para alcançar a Agenda 2030, estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015 e que definiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao final do evento, o governo do estado e a agência da ONU assinaram um acordo de cooperação.
por João Pedro Bitencourt
Os representantes do fórum da sociedade civil do G20, o Civil Society 20, ou simplesmente C20, entregaram nesta quarta-feira (13) à primeira-dama do Brasil, Janja, um pacote de recomendações estratégicas de políticas públicas. Esse documento também será entregue aos países-membros do G20 durante a reunião de cúpula dos líderes, que ocorrerá na próxima segunda e terça-feira (18 e 19). A primeira-dama foi a primeira a receber o documento; vale lembrar que, na segunda-feira, esses representantes do C20 se reuniram com o presidente Lula no Palácio do Planalto, mas o pacote ainda não estava pronto.
O objetivo desse texto é influenciar discussões sobre temas urgentes para a sociedade civil, como o combate à fome, a igualdade de gênero, a justiça climática, a reforma da arquitetura financeira e as iniciativas antirracistas. Você pode conferir o documento completo no site www.c20brasil.org/pt. Janja abriu o evento e, em seu discurso, destacou a importância que a presidência brasileira do G20 deu ao tema do empoderamento feminino, uma área em que ela é bastante engajada.
O G20 foi criado por ministros de finanças e presidentes de bancos centrais em 1999, em resposta às crises financeiras que marcaram os anos 1990. O objetivo, na época, era promover o diálogo econômico global e reforçar a estabilidade financeira internacional. Atualmente, o fórum abre espaço para outros agentes, como a sociedade civil, representada pelo C20, e são discutidas questões de interesse para as populações de diferentes países.
O Governo do Estado recebeu, no Dia Internacional da Favela, celebrado em quatro de novembro, um documento do fórum de debates sociais Favela 20 (F20) com recomendações políticas para que as reivindicações das comunidades sejam incluídas nas discussões internacionais do G20. A cerimônia aconteceu no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio.
O objetivo do documento, elaborado por mais de 300 organizações para ampliar a participação das comunidades no G20, é dar voz aos pedidos por mais infraestrutura, inclusão digital e finanças sustentáveis. O texto será encaminhado à cúpula do G20, reunião de líderes mundiais que acontece entre os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Com o slogan “A Favela no Debate Global”, o movimento Favela 20 (F20), apresenta seis temas essenciais: combate às desigualdades, pobreza, fome e promoção da saúde mental; combate à crise climática e promoção da transição energética justa; acesso à água potável, saneamento básico e higiene pessoal; combate a risco de desastres naturais; transformação, inclusão digital e cultural; e finanças sustentáveis.
A Zona Sul do Rio ganhou um novo ponto de encontro para moradores e turistas que buscam esporte, lazer e diversão.
O evento "Conexão Praia" - uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e patrocinada pela Light - conecta os visitantes às ações sociais do G20, reunindo amantes do esporte e da sustentabilidade ao som de boa música.
Até o dia 17 de novembro, quem passar pelas areias do posto 8, em Ipanema, em frente a CASA G20, no Teatro Laura Alvim, poderá aproveitar uma programação repleta de aulas e shows. Além das atrações esportivas, aulas de defesa pessoal e bate-papo com medalhistas olímpicos, o Conexão Praia contará com um espaço alternativo para aulas de yoga e shiatsu.
Para o Secretário de Esporte e Lazer do Estado, Rafael Picciani, o esporte é uma ferramenta de transformação e união. Segundo ele, o esporte une as pessoas e proporciona experiências enriquecedoras e ter essa iniciativa no cenário paradisíaco do Rio, durante o G20, valoriza ainda mais o evento. Picciani destacou que as ações do Governo são transversais, englobando cultura, lazer e muita troca de experiências.
A programação do Conexão Praia promove um intercâmbio cultural com os consulados da Índia, México, Argentina, Reino Unido, entre outros. Também estão previstas ações ambientais com coleta de resíduos da praia, oficinas de reciclagem e troca de resíduos recicláveis por brindes, além da divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU pelo calçadão de Ipanema.
Para se inscrever nas atividades, além de conferir a programação completa, basta acessar o site conexaopraiarj.com.br.