Governo do Rio de Janeiro inaugura espaço Conexão 2030 no G20 Social

por João Pedro Bitencourt
O Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira (14) o espaço Conexão 2030 no G20 Social, que ocorre entre os dias 14 e 16 de novembro, no Armazém 1B do Boulevard Olímpico, na Zona Portuária. O espaço reúne sociedade civil, movimentos sociais e representantes não governamentais para debater estratégias de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no território fluminense.
O Ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, parabenizou o governo do estado pela iniciativa.
- A partir de hoje (14) até o dia 19, o Rio de Janeiro é o centro do debate mundial sobre essas políticas públicas, e ver o governo do Rio de Janeiro discutir a agenda 2030 com os municípios e levá-la adiante é algo muito importante - declarou o ministro.
O governador Cláudio Castro ressaltou a importância de o estado do Rio sediar um evento como o G20 Social.
- Nós estamos fazendo história. Assim como hoje lembramos da Rio 92 e da Rio+20, lembraremos do G20. Os livros de história contarão este momento, quando o Brasil e o Rio de Janeiro recebem um dos maiores eventos do mundo - afirmou o governador.
Durante o evento, oito prefeituras de municípios do estado do Rio receberam um prêmio do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que reconhece as melhores iniciativas para alcançar a Agenda 2030, estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015 e que definiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao final do evento, o governo do estado e a agência da ONU assinaram um acordo de cooperação.