Instituto Rio Metrópole realiza a primeira reunião do Grupo de Trabalho em busca de soluções para a 2ª Adutora de Ribeirão das Lajes
Texto por Luã Guimarães, Fotos: Roberto Mariano - 10/01/2025 - 11h17
Em 29/11/2024, na sede do Instituto Rio Metrópole, foi realizada uma reunião com diversas autoridades, dentre elas o presidente do IRM, Davi Perini Vermelho, o presidente da Agenersa, Rafael Menezes, o presidente da CEDAE e os presidentes das concessionárias, onde ficou estabelecida a criação de um Grupo de Trabalho para buscar soluções para a 2ª Adutora de Ribeirão das Lajes.
Nesta quinta-feira (09/01/2025), sob coordenação do Eng. Bruno Sasson, diretor de saneamento do IRM, e ainda do diretor de planejamento e projetos do IRM, Mauricio Knoploch, foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho, que contou também com a participação de responsáveis técnicos da Secretaria de Estado da Casa Civil, da Cedae, da RPeotta, empresa projetista do IRM, e das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento.
No encontro, o grupo definiu uma linha de ação, que inclui:
O diagnóstico da situação atual da adutora;
O estudo das possíveis tecnologias a serem utilizadas;
A análise do exterior e do interior da tubulação de concreto, com a utilização de robôs;
A coleta de amostras;
A realização de fotografias;
E o estudo do solo no entorno da adutora.
Em busca de uma solução integrada às outras adutoras, dados de vazão foram solicitados à Rio+Saneamento, concessionária que atende a região da adutora.