Reta Final do Plano de Mobilidade Metropolitana do Instituto Rio Metrópole

Onibus e Carros parados na faixa de pedestre

O PRM 2034 é Plano de Mobilidade para Região Metropolitana do Rio de Janeiro, organizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro por intermédio do Instituto Rio Metrópole.

Três fotos em sequencia vertical, na primeira temos o presidente da audiencia pública, o engeheiro do IRM Jorge Cunha junto com a secretaria da Audiencia, Priscila Abrahão na mesa da Audiencia, na segunda foto temos o público presente na audiencia, a terceira foto temos a mesa principal da audiencia com o chefe de gabinete, Joaquim Portella em seu discurso

O PlanMob propõe, estrategicamente, para os municípios da Região Metropolitana, um plano de mobilidade com propostas de projetos estruturantes para um horizonte de 10 anos, e diretrizes para os Planos de Mobilidade Municipais, contemplando modos de transportes de diversas tecnologias, inclusive modo ativos, de forma sustentável, de modo a melhorar a mobilidade da Região Metropolitana e integrar os Planos Municipais à mobilidade metropolitana. Todo o projeto foi elaborado em conformidade com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro - PEDUI/RMRJ.

As propostas com temáticas de uso e ocupação do solo, sustentabilidade, acessibilidade e sistemas de informação ao usuário, levam em consideração os transportes ativos, os transportes coletivos metropolitanos, o transporte individual motorizado, a logística urbana metropolitana e a segurança viária.

Levando em consideração os temas transversais sobre questões de uso e ocupação do solo, sustentabilidade, acessibilidade e sistemas de informação ao usuário, incluindo as ações e os projetos realizados nos âmbitos federal, estadual e dos 22 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro: Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Queimados, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.

O Instituto Rio Metrópole realizou cinco audiências públicas, sendo quatro virtuais e uma final presencial, com a participação de todos os municípios da região metropolitana e atores da sociedade civil.

As Audiências Virtuais foram divididas em blocos para melhor participação da sociedade fazendo uma análise sistêmica, compartilhando conhecimentos e recolhendo subsídios e sugestões dos participantes acerca do Plano de Mobilidade.

Audiências Públicas Virtuais

A primeira audiência foi composta pelo Bloco da Região Leste, que incluiu os municípios: Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Rio Bonito e Itaguaí, e ocorreu no dia 30 de abril. A segunda, que ocorreu no dia 2 de maio, estavam presentes representantes do Bloco Região Norte com os municípios: Duque de Caxias, Guapimirim, Magé e Petrópolis. A terceira, no dia 7 de maio, foi realizada com o Bloco Região Oeste, composto por: Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Seropédica e São João de Meriti. A quarta audiência pública virtual foi realizada no dia 09 de maio, e teve a presença dos representantes do Bloco Região Sul que contém Itaguaí, Maricá, Niterói, Rio de Janeiro e São Gonçalo.

Audiência Pública Final

A Audiência Pública Final foi realizada, no dia 14 de maio, com foco em todos os municípios sendo realizada de forma presencial e transmitida, também, pelo YouTube. Recebeu representantes de todos os municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro. Durante o encontro, os projetos produzidos pelo governo por intermédio do IRM, foram apresentados para o público. Na ocasião além do recebimento de perguntas e sugestões dos presentes ao evento, foi apresentado um endereço de e-mail para enviarem sugestões e perguntas para a equipe em até 5 dias úteis.

Para mais informações, acesse: www.prm2034.com.br