IRM PRESENTE NO SMART CITY BUSINESS BRAZIL CONGRESS & EXPO 2024

94

Nos dias 14 e 15 de maio aconteceu o Smart City Business Brazil Congress & Expo 2024, em São Paulo, no Pró Magno Centro de Convenções.1788

Esse é um dos principais eventos de negócios para o mercado de cidades inteligentes da América Latina, com o objetivo de reunir diversas iniciativas de empresas privadas e do poder público focando em tecnologia e conteúdos de altíssima qualidade sobre o tema. O Instituto Rio Metrópole esteve presente no evento com um estande onde expôs seus planos e projetos para desenvolvimento e inovação da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Um dos projetos apresentados foi o Cidades Inteligentes, que visa criar condições para a implementação de soluções, plataformas e serviços para a projeção de uma cidade inteligente, tecnológica e sustentável, atendendo às necessidades dos cidadãos, das empresas e do governo, sendo um grande atrativo para novas indústrias e serviços que irão gerar mais empregos. Os diretores do IRM, Mauricio Knoploch, Diretor de Planejamento e Projetos, e Franquis Dias, Diretor de Desenvolvimento Metropolitano, estavam presentes e atuaram na entrega de prêmios de Inovação e Gestão Pública para cerca de 48 prefeituras e autarquias públicas.

Eles também participaram de alguns painéis do evento, como por exemplo, Trilhando O Caminho Das Cidades Humanas; Os Desafios Dos Gestores Públicos Para A Construção De Uma Nova Agenda Urbana; O Mercado De Cidades Inteligentes Ante O Processo De Transformação Digital Dos Municípios; Perspectivas De Regulamentação E Modelos De Negócios Para Redes De Telecomunicações; PPP De Cidade Inteligente: Uma Nova Proposta Para O Desenvolvimento Integrado Dos Municípios Brasileiros; Os Desafios Urbanos E O Uso De Tecnologias De Resposta A Eventos Extremos.

O evento promoveu grandes encontros entre personalidades ligadas à atuação no meio tecnológico e gerou importantes trocas sobre diversos projetos em andamento.

PARCERIAS EM PROL DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO

ENGECONSULT

A empresa Engeconsult também esteve presente no Smart City Business Brazil Congress & Expo 2024, realizado nesta semana, em São Paulo, para prestar todo o apoio técnico necessário ao Instituto Rio Metrópole. No evento, a Engeconsult apresentou as atividades específicas do Escritório de Projetos (PMO), que tem na coordenação, no controle e no planejamento de projetos desenvolvidos pelo IRM a sua atividade de destaque.

Da mesma forma, a Engeconsult expôs as metodologias de controle e planejamento aplicadas em atividades realizadas no Instituto Rio Metrópole, mostrando a relação entre estes projetos e o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado (PEDUI). Além disso, a empresa aproveitou a oportunidade para explicar mais sobre as atividades de monitoramento dos programas de ação prioritária a partir de gráficos e mapas.