O SEMINÁRIO CONHECIMENTO SOLIDÁRIO É SUCESSO OUTRA VEZ!

O Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (IEEA) promoveu com grande sucesso a segunda edição do evento Conhecimento Solidário, realizado no auditório do prédio do DER-RJ. O evento reuniu cerca de 300 participantes, incluindo servidores públicos de diversas áreas, engenheiros, arquitetos e representantes do setor privado.

O evento começou com a abertura do Secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP), Uruan Andrade, seguido por Bernardo Cardozo, Presidente do IEEA, que enfatizou o papel do Instituto na inovação e disseminação do conhecimento. O destaque da tarde foi o lançamento do Programa de Transferência de Conhecimento na Metodologia BIM feito pelo Diretor Técnico do IEEA, Renato Furtado. Este programa inclui 25 cursos que cobrem diversas áreas das obras públicas, alinhados com a metodologia BIM e a nova Lei de Licitações e Contratos.
Após a abertura o ciclo de palestras seguiu com a apresentação do servidor Silviano Araújo, Chefe da Equipe de Engenharia de Tráfego do IEEA, falando sobre como o trabalho é desenvolvido por sua equipe e a importância da implementação da sinalização adequada em cada ponto da estrada, para melhor visibilidade e comunicação com o usuário das vias, gerando mais qualidade e segurança para quem trafega e ganhos com o turismo para os municípios.
O SEAERJ, na figura de sua presidente Maria Isabel Toste, fez uma apresentação ressaltando a importância do Instituto na valorização dos engenheiros e arquitetos no serviço público e brincou que “o SEAERJ é mãe do IEEA”, por conta da lei de criação da Autarquia ter sido assinada em sua sede.
Em seguida foi a vez da Diretora Administrativa da MUTUA, Ana Paula Masiero apresentar esse grande parceiro na realização desse evento. A Diretora que também é engenheira do quadro de servidores do IEEA trouxe à todos uma descrição das atividades da MUTUA, que é a “Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea”.
Carlos Alejandro Cardenas, Gerente da Autodesk Brasil, trouxe uma apresentação sobre como a tecnologia tem ajudado cidades ao redor do mundo a enfrentar enchentes e principalmente a atuar na prevenção de alagamentos, algo que têm atingido não só o Estado do Rio de Janeiro como todo o Brasil.
Tivemos ainda a participação do Diretor Técnico da Alchemco Brasil, Leonardo Coutinho que apresentou as novas tecnologias em impermeabilização que vêm sendo aplicadas principalmente, mas não somente, nos Estados Unidos da América com grande sucesso.
Logo após, o também Diretor-presidente da Copra, Antonio Carlos Rebello falou sobre novas tecnologias na aplicação de estabilizante de solo para pavimentação, que deixou todos atentos às soluções sustentáveis apresentadas pela empresa, que inova nos materiais e alcança resultados e performance diferenciados.
Sobre Soluções Baseadas na Natureza e Recuperação de Ecossistemas, recebemos Dionê Marinho Castro, Coordenadora do Programa Região Oceânica Sustentável, que junto com sua equipe vem fazendo um trabalho de revitalização da Bacia do Rio Jacaré em Niterói e apresentou as tecnologias usadas nesse trabalho. Explicou a abordagem com a população das comunidades no entorno da Lagoa de Piratininga e como essa população é a principal beneficiada com a recuperação de todo um ecossistema que traz um impacto não somente socioambiental, como econômico e educacional, aumentando a qualidade de vida e renda para toda população local.

O Conhecimento Solidário mostrou-se uma plataforma vital para a troca de saberes entre a esfera pública e privada, promovendo o crescimento profissional e a melhoria da qualidade de vida da população. O evento reforçou o compromisso do IEEA em ser uma referência na capacitação e formação de servidores. O sucesso do evento, apoiado pela MUTUA, reafirma a importância da implementação de novas tecnologias nas obras públicas e a disseminação do conhecimento como um pilar para o desenvolvimento sustentável.

"O conhecimento que não é compartilhado, é morto".