Funcionário de carreira desde a fundação do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura, geógrafo Waldir Peres fala sobre os desafios da profissão
Em 29 de maio comemora-se o dia do geógrafo. Para homenagear os profissionais da área, o Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), vinculado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), que é o órgão gestor da carreira de geógrafos em atividade no Governo do Estado do Rio de Janeiro, entrevistou Waldir Peres, um dos peritos em geografia mais experientes do seu quadro de funcionários.
Waldir é colaborador do IEEA desde a sua fundação em 1990 e atualmente está cedido ao Instituto Rio Metrópole (IRM), onde atua na assessoria técnica da Diretoria de Mobilidade Integrada. O geógrafo está lotado na área dos projetos de mobilidade, que é o setor responsável pelos transportes públicos de caráter metropolitano, como metrôs, trens e BRT.
A trajetória profissional de Waldir Peres como geógrafo do estado tem sido diretamente influenciada pelo Instituto. Sua cessão ao IRM, por exemplo, ocorreu em virtude de uma publicação do IEEA que buscava por especialistas em mobilidade no seu quadro de parceiros. Waldir se candidatou e foi cedido pelo IEEA para trabalhar no Instituto Rio Metrópole.
O geógrafo valoriza o papel do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura na distribuição de profissionais que possam atender as demandas do estado do Rio de Janeiro.
“A missão do IEEA é fazer a engenharia do estado. Somos um órgão que distribui seus profissionais para atuarem em diferentes setores do estado e esses especialistas continuam vinculados ao Instituto. Então existe uma responsabilidade institucional do IEEA de ajudar o Rio de Janeiro de uma forma permanente”, pontuou o especialista.
“O geógrafo ajuda no planejamento das obras que serão executadas. O IEEA não conta unicamente com engenheiros e arquitetos, mas nosso quadro de colaboradores também possui profissionais da geografia que fazem a base da análise dos espaços que receberão as intervenções. É um trabalho fundamental para o sucesso dos projetos”, destacou Muffareg.
O IEEA tem trabalhado para alocar os geógrafos do estado em cargos adaptados às suas especialidades. A carreira de Waldir Peres, que trabalhou em diferentes setores da geografia, como na área econômica e no planejamento dos projetos preparativos dos Jogos Olímpicos de 2016, é um exemplo de como o Instituto tem atuado em conjunto com a administração pública estadual para disponibilizar engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos e geógrafos para trabalharem pelo Rio de Janeiro.