
Situada na área de maior charme de Ipanema, a Casa tem espaços compartimentados em 14 cômodos. Piso nobre em madeira Parquet Paulista. O rei dos agitos cariocas, Guilherme Araújo foi uma das figuras mais importantes para o movimento musical dos anos 70 e 80.
De origem simples, Guilherme Araújo foi ator, relações-públicas e produtor antes de virar o maior festeiro do Rio de Janeiro. Seu nome era sinônimo de eventos e glamour no eixo Rio-SP e suas aparições eram sempre polêmicas.
Guilherme foi o responsável por mudanças importantes na carreira de Gal Costa, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Ficou conhecido por atuar na seleção de repertório e de músicos, nos roteiros dos shows e na imagem dos artistas.
O acervo da Casa de Cultura será sobre o próprio Guilherme, com fotos e vestimentas usadas nos bailes que frequentava.
Histórico
Sobre Guilherme Araújo:
Guilherme Araújo começou sua carreira como ator em 1956 aos 20 anos com Paschoal Carlos Magno no Teatro Duse, em 1959 ele ingressou na TV Tupy como relações públicas e viajou por algumas capitais do país levando a Garota Cinderela, um concurso patrocinado pelos Diários Associados (TV TUPY).
Jovem e dinâmico se tornou também Relações Públicas do desenhista de jóias Burle Marx.
Em 1962 ele atuava como entrevistador do Programa Alô Brotos na TV Tupy, produtor e diretor do programa Dentro da Noite, uma crônica alegre e poética das noites cariocas, com noticias sobre as boates, lugares da moda, personagens, danças como o cha-cha-cha e o twist , o texto era de Antonio Maria e o apresentador era Paulo Autran.
Numa discussão na época sobre a televisão Gilherme disse: “televisão é uma arte própria, não é cinema nem teatro”.
Guilherme era também Relações Públicas do grupo executivo da indústria do Cinema Novo Brasileiro.
O aparecimento da Bossa Nova atrai Guilherme para a música, levando-o a dirigir, com o Aloísio de Oliveira, na boite Zum Zum, os novos artistas da música.
Em 1966, começou a empresariar Maria Bethânia dirigindo seu primeiro show solo na boite Cangaceiro. Bethânia vinha de Salvador acompanhada de seu irmão Caetano Veloso, e a partir de então Guilherme entrou de cabeça na musica brasileira. Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Raul Seixas e Luiz Melodia que fizeram parte de seu elenco de cantores.
Ele teve importante participação na criação do Tropicalismo. Em 1969, foi para Londres acompanhar Caetano Veloso e Gilberto Gil, que foram obrigados pela ditadura a deixar o país. De volta ao Brasil, em 1972, continuou seu trabalho junto aos artistas na direção e produção de shows, permanecendo com Gal Costa e Caetano Veloso até os anos 80.
Em 1979, criou o Sugar Loaf Carnival Ball, grande baile de abertura do Carnaval Carioca no Pão de Açúcar, permanecendo durante 11 anos. A partir disso, se tornou um grande festeiro no Rio de Janeiro sendo o responsável por outras realizações como o Grande Gala Gay, no Canecão, o baile Jeca Chic e o Reveillón no Pão de Açúcar.
Em 1987, recebeu o título de Embaixador do Rio de Janeiro com uma grande festa no Copacabana Palace. Pela grande afinidade com os baianos, em 2001 recebeu o titulo de Cidadão Baiano na Prefeitura de Salvador, com a presença de autoridades e discurso emocionado de Gilberto Gil.
Em dezembro de 1999, fez um testamento doando sua casa para a FUNARJ com a finalidade de que se tornasse um espaço cultural.
Como assumiu múltiplas funções no panorama cultural carioca e brasileiro, o Gabinete De Leitura Guilherme Araújo se propõe a abrigar diversas manifestações artísticas, como exposições diversas, lançamento de livros e discos, saraus de poesia, cursos de teatro, cenografia, festas, etc.
A casa foi inaugurada em 15 de setembro de 2015 pelos mais notórios pupilos de Guilherme: Caetano Veloso e Gilberto Gil. A ocasião também marcou a abertura da primeira exposição casa, de sua amiga e fotógrafa Thereza Eugênia. A casa tem recebido muitos visitantes e tem um espaço com a memorabília de seu antigo proprietário exposta.Entre os eventos recebidos, tivemos o lançamento de um livro e o as entrevistas que Caetano Veloso e Gilberto Gil fizeram na ocasião do lançamento de seu novo trabalho, "DOIS AMIGOS, UM SÉCULO DE MÚSICA".
Redes Sociais
https://web.facebook.com/teatrojoaocaetano?_rdc=1&_rdr
Informações
CONTATO
Telefone: +55 21 2523-1553
E-mail: mattosovinicius@mattosovinicius.com.br
Programação/visitação:
Segunda a sexta, das 11h às 18h.
Informações Técnicas
Metragem Interna: 147 m²
Metragem Externa: 32 m²
Endereço