
O imóvel, localizado na Praça das Primaveras, em Barra de São João, era a residência da família e local de trabalho do pai do poeta, comerciante de madeiras. A casa de um pavimento, construção do período colonial, tem um salão e quatro salas laterais. Passou por obras de recuperação, de 1964 a 1972, com verbas do Governo do Estado e supervisão do IPHAN. Em 2008, foi totalmente restaurada pela, Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
No quintal, às margens do Rio São João, há duas estátuas de Casimiro, assinadas por Christina Motta. Uma do jovem poeta, sentado à beira do rio, com o olhar ao horizonte. A outra dele aos oito anos, sintetizando a imagem de seu mais famoso poema, Meus Oito Anos: “Oh! Que saudades que eu tenho/ da aurora da minha vida/ da minha infância querida/ que os anos não trazem mais…”
O museu é dividido em duas salas de exposições. Uma abriga mostras temporárias de artistas da região, como Mudinho da Praia Rasa e Chico Tabibuia. E a outra mantém uma exposição permanente sobre o poeta, com curadoria da Stella Kaz. Este espaço pertence à FUNARJ / Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A Exposição Permanente
A história de vida de Casimiro de Abreu é contada através de textos cronológicos, a partir de documentação reproduzida do acervo da Biblioteca Nacional e da Academia Brasileira de Letras. Nas paredes, há fragmentos de poemas de Casimiro e a reprodução de pinturas e aquarelas da época, de coleções públicas e privadas.
Além disso, é possível assistir ao filme “Brasilianas, Meus Oito anos”, de Humberto Mauro, 1955. E, ainda, ouvir o áudio-livro “4 Séculos de Poesias do Brasil”, em que ator Paulo Autran recita poesias, incluindo o poema, “Meus Oito Anos”.
Histórico
O acervo da exposição possui poucos pertences pessoais do poeta, uma vez que grande parte foi queimada, como se fazia na época nos casos de morte por tuberculose.
Encontra-se na casa algumas peças de mobiliário, a terceira edição do livro As Primaveras (Livraria Chadron de Lelli Irmãos, Editores, 1909) e uma pomba de bronze que por um tempo ornou o túmulo de Casimiro de Abreu.
A Casa Casimiro de Abreu é referência cultural da região e ponto turístico de Barra de São João, distrito do município de Casimiro de Abreu. Antes de ser um museu, a casa já foi sede do governo municipal.
Informações
Contato 22-27789800 Ramal 2317
WhatsApp 22-992173366
Horários:
De quarta a domingo e feriados 09h as 17h
Sábados de 13h as 21h
@museucasadecasimirodeabreu
Facebook.com/MuseucasadeCasimirodeAbreu
Endereço:
R. Bernardo Gomes, s/n - Barra de São João, Casimiro de Abreu, RJ, 28860-000.
Mapa Google Maps:
https://goo.gl/maps/ZBhg3q9gXSdPW1xP6