Quem Somos
MISSÃO
Promover o desenvolvimento econômico sustentável do Estado do Rio de Janeiro, atraindo o retorno de investimentos integrados às diversas vocações regionais, e transformando positivamente a vida da população fluminense.
VISÃO SEDEERI
Em 2030 a SEDEERI será reconhecida nacional e internacionalmente como agente promotor do desenvolvimento econômico, inclusivo, socialmente justo e ambientalmente responsável das diversas regiões e municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (SEDEERI)
A SEDEERI tem como missão promover o desenvolvimento econômico sustentável do Estado do Rio de Janeiro, atraindo e retendo investimentos integrados às diversas vocações regionais, e transformando positivamente a vida da população fluminense.
Para isso, tem como prioridades a diversificação da economia fluminense, a valorização das vocações econômicas regionais e o fortalecimento das cadeias produtivas do Rio de Janeiro. Com o desenvolvimento de políticas públicas, programas e projetos que estimulem o empreendedorismo e novos modelos de negócios voltados para o desenvolvimento econômico, a SEDEERI espera criar inúmeras e diversificadas oportunidades para o Estado.
Foi criada através do Decreto nº 46.544, de 01 de janeiro de 2019, que estabeleceu a estrutura inicial do Poder Executivo, com a denominação de Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda – SEDEGER, incorporando as atividades de duas Secretarias:
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – SEDEIS, e Secretaria de Estado de Trabalho e Renda – SETRAB. A alteração da nomenclatura para Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais – SEDEERI ocorreu por meio do Decreto Estadual nº 46.624, de 03 de abril de 2019.
Em outubro de 2019 ocorreu a cisão parcial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais – SEDEERI, com a restituição da SETRAB e mudanças na estrutura e nomenclatura da SEDEERI, que passou para Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (Decreto 46.810, de 29 de outubro de 2019), sendo proposto o aproveitamento da Unidade Gestora Executora da SEDEIS 220100, que se encontrava em “extinção”, bem como o resgate do CNPJ nº 42.498.683/0001-07.
A SEDEERI, no exercício de 2020, passou por mudanças significativas em sua estrutura organizacional, por meio do Decreto nº 47.016 de 01 de abril de 2020 e foi transferida a função “Desenvolvimento Pesqueiro” da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento – SEAPPA para a SEDEERI, em 08 de setembro de 2020 por intermédio do Decreto Nº 47.254 a função “Desenvolvimento Pesqueiro” retornou para a SEAPPA.
O decreto nº 47.185, de 27 de julho de 2020, promove a transferência da Subsecretaria de Patrimônio Imóvel – SUBPAT da estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ para a SEDEERI, em 16 de setembro de 2020 por meio do Decreto nº 47.273, foram transferidas da estrutura da SEDEERI para a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG as Subsecretaria de Patrimônio Imóvel – SUBPAT e a Subsecretaria de Concessões e Parcerias – SUBCPAR.
Por meio do Decreto nº 47.634 de 01 de junho de 2021, é transferida a Superintendência de Relações Internacionais da SEDEERI para a Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC).