OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Governo do Estado realiza missão internacional na Índia e destaca potencial do Rio para atrair novos investimentos

Governo do Estado realiza missão internacional na Índia e destaca potencial do Rio para atrair novos investimentos
Governo do Estado realiza missão internacional na Índia e destaca potencial do Rio para atrair novos investimentos

A comitiva se reuniu com empresas que são referência global nos setores de energia e saúde

 

O potencial do Rio de Janeiro em atrair novas empresas é tema central da missão internacional da comitiva do Governo do Estado na Índia. Nesta quarta-feira (06/08), representando o governador Cláudio Castro, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, e o secretário de Comunicação, Igor Marques, se reuniram com empresas dos setores de energia e saúde, em Mumbai, para discutir a ampliação de investimentos e parcerias que gerem mais desenvolvimento para o estado. 

 

– Nos últimos anos, o Rio tem se consolidado como um ambiente cada vez mais atrativo, e isso é resultado de uma agenda firme de desburocratização, segurança jurídica e modernização da infraestrutura. Com essa missão na Índia, reforçamos o compromisso do Governo do Estado em contribuir para que o RJ se fortaleça como uma potência – destacou a secretária.

 

A missão começou com visita à Erba Mannheim, empresa global de biotecnologia com forte atuação em diagnósticos clínicos. A empresa atua em mais de 100 países, apoiando cerca de 200 milhões de pacientes por meio de soluções acessíveis e de automação eficiente para laboratórios de pequeno e médio porte. A empresa já atua no Brasil, e vem aumentando sua oferta de soluções diagnósticas, participando de congressos como o CBPC/ML no Rio de Janeiro e demonstrando interesse em expandir sua rede de atendimento e automação laboratorial no país. 

 

A comitiva também se reuniu com o grupo Kalpataru, que atua com projetos de energia e infraestrutura em mais de 75 países e possui uma presença estratégica no mercado brasileiro de transmissão de energia e de Engenharia, Suprimentos e Construção (EPC). 

 

– É evidente que o Rio de Janeiro está vivendo um novo tempo. Os olhos do mundo inteiro estão voltados para o nosso estado e estamos trabalhando para mostrar, cada vez mais, o nosso preparo e dedicação para trazer empresas que são reconhecidas internacionalmente, além de tecnologias modernas para atender melhor a população fluminense – enfatizou o secretário Igor Marques.

 

RJ: referência nacional em transição energética

 

O Rio de Janeiro vem avançando para se consolidar como protagonista na diversificação da matriz energética brasileira e também garantir um futuro sustentável para o estado. O estado é o segundo maior produtor de biogás (327 milhões de m³/ano) e de biometano (80,3 milhões m³/ano) do país, e possui também a 2ª maior rede de gasodutos de distribuição. 

 

O estado tem grande potencial de geração de fontes renováveis, como energia eólica, solar fotovoltaica, biogás e hidrogênio, e tem investido na transição energética, se fortalecendo como referência nacional na geração de energia limpa. 

 

Recorde em abertura de negócios

 

Mais de 50 mil empresas foram registradas nos sete primeiros meses do ano. Somente em julho, o número de negócios formalizados ultrapassa 7.500, representando uma alta de 3,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.