Rio de Janeiro produz 643 mil toneladas de aço bruto em maio

De janeiro a maio, o estado acumulou 3,6 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 5,5% em comparação ao mesmo período do ano passado
O Rio de Janeiro produziu 643 mil toneladas de aço bruto em maio, sendo responsável por 23,7% da produção nacional do mês. De janeiro a maio, o estado acumulou 3,6 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 5,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Aço Brasil, que representa as empresas siderúrgicas brasileiras.
Em 2024, o Rio de Janeiro produziu 8,8 milhões de toneladas de aço, registrando um crescimento de 2,4% em relação a 2023. Com isso, o estado se consolidou como o segundo maior produtor do país, respondendo por 26,2% da produção nacional – atrás apenas de Minas Gerais.
De acordo com o Instituto Aço Brasil, em maio, a produção nacional de aço bruto alcançou 2,7 milhões de toneladas. No acumulado do ano, o volume produzido no país chegou a 13,7 milhões de toneladas, o que significa um crescimento de 0,7% frente ao mesmo período do ano anterior.
– O Brasil é o principal produtor de aço na América Latina e o nono maior produtor mundial de aço, atrás da China, Índia, Japão, Estados Unidos, Rússia, Coreia do Sul, Turquia e Alemanha. Esta posição se deve, em grande parte, ao robusto parque siderúrgico instalado no estado do Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro, com suas siderúrgicas de ponta, desempenha um papel estratégico na manutenção do Brasil entre os maiores produtores mundiais, impulsionando a economia e gerando empregos em toda a cadeia produtiva – destaca Fernanda Curdi, secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.