Representantes da secretaria de Desenvolvimento, AEDIN e empresas avaliam próximos passos para a implantação de projetos de simbiose industrial no Distrito de Santa Cruz

Representantes da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico e da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN) reuniram-se hoje para conversar sobre os próximos passos para a implantação de projetos de simbiose industrial no Distrito de Santa Cruz. A iniciativa é fruto de memorando de entendimentos assinado com a organização dinamarquesa Kalundborg Symbiosis, referência no segmento.
– A parceria entre o governo, AEDIN e a Kalundborg Symbiosis é mais um marco efetivo dos esforços para reindustrialização do estado e será de extrema importância para os distritos industriais fluminenses, inclusive daqueles que deverão ser criados em breve – destacou a subsecretária de Indústria, Comércio e Serviços, Marina Esteves.
A presidente da AEDIN, Fernanda Candeias, destacou o bom momento para desenvolvimento da simbiose industrial.
– Agradecemos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, que acredita no potencial da indústria para o desenvolvimento econômico do Rio. Graças a essa parceria, o Distrito Industrial será pioneiro no conceito da simbiose industrial, reforçando ainda mais a economia circular. Esse projeto coloca o Rio de Janeiro em um patamar muito elevado em sustentabilidade, com diferencial competitivo, econômico e sustentável – afirmou Fernanda Candeias, presidente da AEDIN.
Presente na reunião, a superintendente de resíduos sólidos e economia circular da secretaria estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Mariana Maia, comentou os planos do governo para a economia circular.
– Esse é um tema importante para a economia fluminense. Estamos hoje desenhando um plano de implantação da economia circular no estado. Seremos pioneiros na implementação dessa política no país – afirmou.