play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Dados populacionais

Dados populacionais

< voltar

 

 

PROJEÇÃO DA POPULAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

 

O IBGE é a instituição responsável por calcular as projeções populacionais do Brasil em suas diferentes escalas (nacional, estadual e municipal). De acordo com o referido instituto as projeções são uma das principais fontes de informação populacional. Elas fornecem estimativas e indicadores demográficos prospectivos e, por esse motivo, permitem tanto o diagnóstico quanto o prognóstico dos fenômenos sociais em análise (particularmente aqueles relacionados à demografia).

As projeções precisam ser continuamente revisadas a fim de garantir a precisão das estimativas. Trata-se de um trabalho minucioso de avaliação dos parâmetros disponíveis (em especial, dos relativos à fecundidade, mortalidade e migração) para a produção e análise das tendências.  Como resultado, as projeções podem auxiliar no planejamento e monitoramento de políticas e ações, sejam elas de ordem pública e/ou privada.

O estado do Rio de Janeiro é o 3º maior do país em termos populacionais. De acordo com os dados, em 2010, a população foi de 16.303.188 pessoas. E, a partir da projeção populacional, estima-se que em 2060 o estado terá 17.647.842 de residentes.

 

 

TAXA DE CRESCIMENTO POPULACIONAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (PROJEÇÃO)

 

Os Indicadores e Dados Básicos (IDB) do DataSUS define a taxa de crescimento populacional como o percentual de incremento médio anual da população residente, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

No gráfico abaixo pode-se observar como a  projeção da taxa evidencia uma tendência de desaceleração no ritmo de crescimento da população residente do Estado do Rio de Janeiro. A mesma desaceleração é observada no Brasil. De fato, em ambos os casos, a projeção da taxa de crescimento é inferior a 1% ao ano em toda a série em análise (2010-2060). A questão demográfica fundamental é a estimativa de um paulatino decréscimo na população do Estado do Rio de Janeiro de aproximadamente -0,02% a partir de 2042 e com chances de alcançar cerca de  -0,41% em 2060.

 

 

PROJEÇÃO DA PIRÂMIDE ETÁRIA DA POPULAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (2010-2060)

 

A pirâmide etária é um gráfico composto por barras superpostas e permitem representar a estrutura populacional (notadamente faixa etária e sexo) de um determinado espaço geográfico. Geralmente, analisa-se uma pirâmide etária dividindo-a em três elementos, a saber base, corpo ou meio da pirâmide e topo. De acordo com o IBGE, a pirâmide etária pode fornecer informações importantes sobre natalidade, idade média da população, longevidade, entre outros temas.

A projeção da pirâmide etária da população do estado do Rio de Janeiro (e, em paralelo, do Brasil) reflete a tendência que o IBGE traduz como um novo padrão demográfico “que se caracteriza pela redução da taxa de crescimento populacional e por transformações profundas na composição de sua estrutura etária, com um significativo aumento do contingente de idosos”. Em 2010, por exemplo, a maior proporção de homens e mulheres localizava-se na faixa entre 25 e 29 anos. Em 2060, estima-se que a maior proporção de homens e mulheres estará na faixa entre 60 e 64 anos.

 

 

POPULAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO