play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Casa Civil participa de evento sobre Inteligência Artificial promovido pela CGE

Casa Civil participa de evento sobre Inteligência Artificial promovido pela CGE
Tecnologia vai agilizar a tramitação de processos no SEI

14 de abril de 2025

Tecnologia vai agilizar a tramitação de processos no SEI

O secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, participou nesta segunda-feira (14/04) da mesa de abertura do evento Governo IA: Estratégias e Governança na Era da Inteligência Artificial, promovido pela Controladoria Geral do Estado (CGE-RJ). O  debate destacou a ferramenta tecnológica como um vetor de transformação da sociedade, trazendo mudanças positivas para a gestão pública.

A cerimônia marcou também a fase de implementação da ANIA.IA, ferramenta de inteligência artificial que passará a ser utilizada pela CGE-RJ. Nicola Miccione parabenizou o setor pelo avanço tecnológico e afirmou que o Rio de Janeiro continuará investindo em modernização. 

"O governo mais uma vez sai na frente, trazendo para a gestão pública essa mudança mundial promovida pela inteligência artificial. Somos o estado com um dos SEIs (Processos Administrativos Eletrônicos) mais modernos do país. Um governo que investe em transparência e vai continuar avançando através da transformação digital. A modernização dos processos é trabalho de construção de políticas de estado", disse o secretário Nicola.

Demétrio Farah, controlador-geral do Estado, enfatizou que a ferramenta vai agilizar as tomadas de decisões do órgão. "O uso da Inteligência Artificial irá aperfeiçoar as análises dos processos, no âmbito da CGE-RJ, e contribuirá para a tomada de decisões com mais celeridade e assertividade".

A palestra principal do evento foi feita pelo secretário de Governança, Inovação e Transformação Digital do TCU, Wesley Vaz. O evento também contou com a participação de Glaucio Santos, Assessor de inovação, TI e Transformação Digital da CGE-R; do secretário de Estado de Transformação Digital, Feu Braga; do presidente em exercício do PRODERJ, Lúcio Camilo; e da assessora de Integridade do CGE-RJ.