play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Dia das Mulheres: Agricultura celebra as conquistas e o protagonismo feminino no campo

Dia das Mulheres: Agricultura celebra as conquistas e o protagonismo feminino no campo
Dia das Mulheres: Agricultura celebra as conquistas e o protagonismo feminino no campo
AGRICULTURA

Cerca de 30% das propriedades rurais fluminenses são comandadas por mulheres

Dia 08 de março é o Dia Internacional da Mulher. A valorização das mulheres e suas conquistas diárias também podem ser confirmadas no campo. Cerca de 30% das propriedades rurais fluminenses são comandadas por mulheres. A participação feminina vem se destacando no meio rural. Elas estão presentes em diversas áreas do agronegócio. Segundo dados da Emater-Rio, elas são cerca de 34 mil mulheres rurais, num universo predominantemente masculino.
 
-É muito evidente o protagonismo feminino na condução das atividades agrícolas. O estado conta com um número bem expressivo na atuação de mulheres no agro. A representação feminina no campo, está crescendo cada vez mais. Elas desempenham inúmeras funções consideradas essenciais para o desempenho de um trabalho com excelência, buscando tornar o agro cada vez mais forte, sustentável e inovador – ressaltou Dr. Flavio Ferreira, secretário de Agricultura.

O setor do agronegócio vem se adequando a essa transformação e reconhece que as mulheres são um grupo indispensável para os bons resultados no campo. E para incentivar esse movimento, e destacar o trabalho delas, a Secretaria de Estado de Agricultura, investe em ações de fomento agropecuário, através dos programas da pasta. A diversificação e a expansão de algumas áreas nos últimos anos, revelam o aumento da presença da mão de obra feminina na área rural. O atual cenário mostra o quanto as mulheres estão antenadas à inovação e novas tecnologias.

Exemplo de luta e força no agronegócio fluminense, a produtora de goiabas, Samiê Seabra de Italva, na região Noroeste do estado, mostra sua ligação com o agro. Por influência do seu pai, se tornou uma mulher independente e atua à frente dos seus negócios. 

 - Ser protagonista envolve aprender, testar, observar e principalmente esperar. Ser uma mulher produtora traz o olhar do feminino em um lugar tão masculino que é a agricultura – destaca a produtora.

Outra mulher que se destaca é a bióloga e produtora de cogumelos Teresa Branco, de Miguel Pereira. Atualmente fornece cogumelos shimeji para merenda escolar nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes.

-Nós mulheres sempre temos um desafio quando se fala de trabalho no campo. O trabalho rural é muito braçal, demanda braço, força e inteligência. As mulheres conseguem unir tudo isso ao mesmo tempo. Essa é a realidade de muitas trabalhadoras rurais. Buscamos ser vistas, valorizadas e respeitadas - concluiu, Teresa.

Destaque na floricultura

Um setor da agricultura que as mulheres têm grande destaque é o da floricultura. A atividade conta com 50% da presença feminina nos campos. Elas participam da colheita, pós-colheita e plantio. A floricultura gera 18 mil empregos diretos e indiretos. É o quarto produto agrícola no PIB do estado.

As mulheres têm papel fundamental no campo, estão presentes em todos os elos das cadeias produtivas. E celebrar o Dia da Mulher e acima de tudo a mulher rural é reconhecer que o avanço do agro depende da atuação dessas mulheres guerreiras e fortes.