play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Governo do Estado contrata consultoria da CPTM para avaliar sistema ferroviário do Rio de Janeiro
Governo do Estado contrata consultoria da CPTM para avaliar sistema ferroviário do Rio de Janeiro

O Governo do Estado contratou, nesta quinta-feira (07/10), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para elaborar estudos técnicos e realizar a mensuração de custos de operação, manutenção e estabilização do sistema ferroviário do Rio de Janeiro. O acordo com a estatal que administra o serviço em São Paulo foi firmado por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e da Central Logística, empresa pública vinculada à pasta. As informações serão utilizadas na elaboração do futuro edital de licitação da empresa que deverá substituir a Supervia.

A CPTM atua há 32 anos na gestão dos trens da Região Metropolitana de São Paulo, transportando 1,6 milhão de passageiros diariamente, ao longo de uma malha de 196 km, com cinco linhas e 57 estações, em 18 municípios. O objetivo é de que essa expertise contribua com a inovação e a melhoria nos serviços prestados à população fluminense, A malha ferroviária urbana do Rio de Janeiro tem 270 km, em cinco ramais, três extensões e 104 estações. Ao todo, os trens do estado transportam cerca de 300 mil pessoas por dia útil.  

O prazo para entrega dos produtos é de 30 dias a partir da emissão da ordem de serviços. 

Grupo de Trabalho atua para transição tranquila

Em outubro deste ano, o Governo do Estado instituiu um Grupo de Trabalho que atua na busca de soluções que garantam a manutenção do serviço de passageiros do sistema ferroviário durante a transição para uma  nova empresa. O Poder Público e a Supervia discutem na Justiça os termos para a saída da Supervia da operação, e o acordo deverá ser fechado em breve.

“Temos trabalhado incansavelmente em busca de melhorias para os serviços dos trens e para a mobilidade urbana do nosso estado como um todo. O momento é de reunir conhecimento e empenhar esforços em prol de um objetivo comum, que é o bem-estar dos passageiros em seus deslocamentos no transporte público. E ninguém melhor do que a CPTM, com mais de três décadas de operação e mais de 50 milhões de passageiros transportados por mês, para desenvolver esse trabalho de consultoria. Com certeza vai render resultados positivos para a população. Só temos a ganhar com a parceria”, ressaltou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro, Washington Reis.

Sobre a Central Logística

A Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística - CENTRAL é uma empresa pública, vinculada à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro. Entre suas competências estão a operação do sistema de bondes de Santa Teresa e a gestão do consórcio firmado com a SuperVia – concessionária responsável por operar os serviços, atualmente.

Sobre a CPTM Serviços


Em setembro de 2024, a companhia lançou a "CPTM Serviços", com o objetivo de oferecer a prestação de serviços e de consultoria ao mercado, buscando potencializar a arrecadação de suas receitas não tarifárias. A CPTM, referência na área, também poderá oferecer projetos em BIM (Building Information Modeling).