Governo do Estado do Rio de Janeiro promove ações em comemoração ao Dia Internacional da Juventude
Eventos aconteceram simultaneamente em sete Centros de Referência da Juventude (CRJs), oferecendo serviços de isenção e agendamento de documentos, empregabilidade, atendimento social, além de bem-estar e lazer
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes), promoveu, neste sábado (12/08), uma série de ações sociais em celebração ao Dia Mundial da Juventude. Os eventos simultâneos aconteceram em sete Centros de Referência da Juventude (CRJs) - Barreira do Vasco, Complexo do Alemão, Jacarezinho, Manguinhos, Pavão-Pavãozinho-Cantagalo, Ricardo de Albuquerque e Vila Paciência. O objetivo das ações foi proporcionar uma série de serviços essenciais para os jovens, como acesso à programas de estágio e de emprego, isenção e agendamento de documentos, atendimento de saúde e beleza, assim como apresentações culturais.
O evento contou com o apoio das secretarias de Trabalho e Renda, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Cultura e Economia Criativa, além da Fundação Leão XIII, Detran-RJ, Cedae, Faetec e Imprensa Oficial. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Instituto Coca-Cola Brasil e a UniCesumar também marcaram presença com ações voltadas para capacitação e inserção do jovem no mercado de trabalho, incluindo sorteio de bolsa de estudos. Ao todo, quatro mil atendimentos foram concedidos pelas equipes.
- Promovemos ações simultâneas, com o objetivo de oferecer uma grande comemoração para as comunidades que estão recebendo a ação. Nosso foco principal é abrir portas para os jovens terem acesso a cursos e iniciativas que facilitem a entrada no mercado de trabalho. Além disso, foi um dia de diversão e lazer - explicou o secretário de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo.
Renan Assis, 26 anos, é aluno do CRJ Pavão-Pavãozinho-Cantagalo e participou na mobilização da comunidade para participar da ação.
-Sou fotógrafo amador e estou matriculado nos cursos de drone, edição de vídeo e, também, kickboxing no CRJ do PPG. Senti uma grande alegria ao encontrar tantas pessoas aqui frequentando o espaço em busca de conhecimento. Lugares como esse ajudam a afastar os jovens da pobreza, impedindo que eles voltem para ela - afirmou.
As crianças e adolescentes também puderam aproveitar o dia, em atividades de dança, oficinas e diversão.
-O evento mudou o nosso dia para melhor! É muito bom estar aqui com a minha familia e os meus amigos. - falou Kailã de Oliveira, 13 anos, morador de Manguinhos.
Parcerias de capacitação e profissionalização
Durante a ação, empresas orientaram e ofereceram serviços de capacitação e estágios aos jovens participantes. Representantes do Instituto Coca-Cola Brasil estiveram em todos os CRJs apresentando o Coletivo Online. O programa tem como objetivo encaminhar jovens entre 16 e 25 anos, em situação de vulnerabilidade social, para capacitação através de cursos profissionalizantes. O intuito é prepará-los para vagas de emprego em cerca de 400 empresas parceiras.
O CIEE também esteve presente nos sete CRJs fazendo cadastramento no Portal de Vagas do Programa de Estágio e Jovem Aprendiz, e apresentou cursos e projetos, todos gratuitos, voltados para os adolescentes e jovens. Além disso, realizou inscrições para os interessados. Já a UniCesumar, universidade que conta com Ensino à Distância de vários cursos, sorteou bolsas de estudos para os presentes.