×
Secretária de Saúde Claudia Mello participa do Cosud em Santa Catarina
Foto 1

Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste fortalece a troca de experiências entre os sete estados destas regiões
 

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, participou da 12ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em Florianópolis, Santa Catarina. O encontro mobilizou governadores e gestores dos estados que compõem as duas regiões com objetivo de fortalecer a troca de experiências em diversas áreas da administração pública, em especial na Saúde e no Meio Ambiente.

“O Cosud foi criado há cinco anos com o propósito de fortalecer a cooperação entre os sete estados das duas regiões e, desta forma, impulsionar as ações em várias áreas. Estamos vivenciando períodos climáticos extremos e esse será um dos temas discutidos com profundidade no Cosud. A troca de experiências será de fundamental importância na hora de se tomar uma decisão em eventos de grandes proporções”, destacou a secretária.

Os debates vão envolver temas como prevenção e resposta às emergências de saúde, a criação das regiões interestaduais de saúde, governança digital e desburocratização. 

Além da secretária, participaram do Cosud o subsecretário executivo da SES-RJ, Leonardo Ferreira; a superintendente de Informações Estratégicas em Saúde, Luciane Velasque; e a superintendente de Emergências em Saúde Pública, Silvia Carvalho.

“Nesse encontro, a gente discute a necessidade de os estados criarem mecanismos que garantam o acesso da população a serviços de saúde mais eficientes. Foram trocas muito boas, com o objetivo maior de otimizar os recursos e aperfeiçoar a rede”, destacou o subsecretário.

 

Sobre o Cosud

As reuniões do Cosud foram abertas na quinta-feira (21/11) na presença do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e aconteceram até o sábado, dia 23. As câmaras temáticas envolvem Segurança Pública, Meio Ambiente, Governo, Economia, Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano, com a finalidade de elaborar propostas de políticas públicas comuns aos estados participantes (Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina).  

Nas regiões Sul e Sudeste vivem mais de 114 milhões de habitantes, o que corresponde a 56,5% dos brasileiros. Além disso, representam 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).