
O transporte ocorreu no último dia sete quando o paciente foi trazido de Itaperuna para ser internado em hospital referência no Rio
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em ação conjunta com a Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC), homenageou, nesta quarta-feira (16/12), os militares da Marinha do Brasil que participaram da transferência aérea de um menino de 8 anos, infectado com a Covid-19 em estado grave. O resgate ocorreu no último dia 7, quando a criança, moradora de São José de Ubá, no Noroeste Fluminense, foi trazida de helicóptero para o Rio de Janeiro, onde foi internada no Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, Zona Norte da cidade do Rio, unidade de referência em UTI Pediátrica para pacientes infantis com Covid-19.
A ação conjunta entre SES, Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros contou com apoio logístico de uma ambulância de UTI Móvel do 21º Grupamento de Bombeiro Militar de Itaperuna, que levou o paciente até o aeroporto de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado. De lá, uma aeronave Super Cougar da Marinha do Brasil, sob forte chuva, realizou o transporte aéreo até ao Terceiro Comar, no Aeroporto Santos Dumont, onde o secretário de estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, orientou toda a operação de resgate e aguardava a chegada do menino.
Em reconhecimento ao excelente serviço prestado à sociedade no socorro de uma vítima de Covid-19 e pela integração das instituições, as SES e SEDEC condecoraram o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos com a Medalha Ordem do Mérito de Bombeiro Militar. Os demais tripulantes da aeronave foram agraciados com a medalha Avante Bombeiro.
A solenidade contou com a presença do secretário de Saúde Carlos Alberto Chaves e do Secretário de Estado de Defesa Civil e do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, Coronel Leandro Sampaio Monteiro. Também estiveram presentes o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Coronel George da Silva Divério, e o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, Coronel Sérgio Simões.
Medalha Ordem do Mérito Bombeiro Militar - destinada a premiar os Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro que se distinguiram no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, suas bandeiras e estandartes, assim como pessoas civis e militares, brasileiras e estrangeiras que tenham prestado assinalados serviços ao Corpo de Bombeiros.
Medalha Mérito Avante Bombeiro - conferida pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro a civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham distinguido a Corporação com ações que venham gerar benefícios consideráveis ao seu patrimônio, à sua tropa ou ainda à sua comunidade, por ato próprio ou quando no desempenho de sua função de modo direto ou indireto.
Serão agraciados:
- Contra-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos
- Capitão de Fragata Alexandre Albuquerque Rosa
- Capitão de Corveta Rodrigo Ian Simões de Abreu Leite Bacelar
- Capitão de Corveta Alexandre Magalhães da Cunha
- Capitão de Corveta Rafael Silva do Nascimento
- Capitão-Tenente Anderson de Oliveira Bragagnolo
- Capitão-Tenente Caio Cesar Leite Barros
- Suboficial Osmir de Almeida Reis
- Terceiro Sargento Renata Souza Oliveira
- Cabo Douglas Bruno Soares de Andrade
Fotos: Mauricio Bazilio