Degase e UGB-FERP assinam acordo de cooperação técnica em Volta Redonda

Parceria irá promover atividades educativas e psicossociais para socioeducandos, familiares e servidores do Departamento
Na quarta-feira (24/5), o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), assinou um acordo de cooperação técnica com a Fundação Educacional Rosemar Pimentel (FERP), mantenedora do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB). O encontro aconteceu no campus Volta Redonda da instituição de ensino que também está presente nos municípios de Barra do Piraí e Nova Iguaçu.
O termo tem como objetivo promover atividades educativas e psicossociais por meio do projeto de extensão universitária "Caminhos para o Futuro", envolvendo os cursos de Pedagogia e Psicologia da UGB. A iniciativa atenderá os adolescentes assistidos pelo Degase, além das famílias dos socioeducandos e profissionais do Departamento. Existe ainda a possibilidade de integração futura dos jovens aos cursos de graduação oferecidos pela instituição de ensino, por meio da concessão de bolsas de estudos.
Para o reitor da UGB, Dr. Francisco Sampaio, é um dever social assumir um compromisso com a socioeducação e promover essa troca entre a universidade e o sistema socioeducativo, tanto para oportunizar mais possibilidades para a construção de um novo projeto de vida dos adolescentes, quanto para os universitários que podem aprender mais sobre diversas realidades.
- Ficamos felizes por essa parceria, a universidade precisa contribuir neste processo de responsabilidade social. A cada jovem recuperado, já temos um grande ganho; acreditamos que ele também pode influenciar sua família e demais integrantes do lugar onde vive - apontou o reitor.
Além do reitor e do diretor-geral do Degase, Victor Poubel, também estiveram presentes para a assinatura do acordo o presidente da FERP, Rouben Abdo Bogossian; a pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcântara; a assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Lúcia Costa, além da equipe do Departamento.
O diretor-geral, Victor Poubel, agradeceu o comprometimento da instituição e ressaltou a importância da parceria.
- É necessária toda uma rede de apoio e atendimento para garantir a reinserção desses jovens na sociedade de forma correta e sustentável. Eles precisam ter acesso aos seus direitos básicos e a partir daí enxergar novas possibilidades para criar um novo caminho. Isso é o que parcerias como essa oportunizam para os socioeducandos - destacou Poubel.
A secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, reforçou a relevância da participação da UGB e colaboração com o sistema socioeducativo estadual.
- Que esta parceria possa, além de gerar frutos para todos os que serão beneficiados com ela, também inspirar outras instituições e lavá-las à aderir a este compromisso social que é uma responsabilidade de todos nós - concluiu a secretária.