Viveiro
Píton
A Maya é uma gigante que chama a atenção de todos por sua aparência imponente, sendo a grande estrela das visitas ao viveiro. As pítons são serpentes constritoras, alimentam-se principalmente de mamíferos e aves, utilizando sua força para envolver e sufocar suas presas. Maya, no entanto, apresenta um comportamento tranquilo, o que a torna uma das favoritas entre os visitantes. A espécie não é nativa do Brasil e, quando encontrada na natureza, enfrenta desafios significativos.
No Instituto Vital Brazil, Maya não apenas contribui para a educação ambiental, mas também se torna um exemplo da importância da conservação de espécies exóticas. Seu resgate e adaptação ao novo habitat reforçam a necessidade de respeitar e proteger a biodiversidade, mesmo quando se trata de animais que não pertencem à fauna local.

Píton Albina
O jardim conta com o viveiro dos mascotes do Instituto Vital Brazil; uma delas é a píton albina “Sivuca”. Ela faz parte de um plantel de três albinas que o Instituto possui - todas no viveiro. O albinismo, vale ressaltar, é uma condição de natureza genética em que há um defeito na produção pelo organismo de melanina. Este defeito é a causa de uma ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele e pêlos do animal afetado. A píton é uma espécie que costuma ser escura com manchas pretas.
A Sivuca, no entanto, é branca com manchas amarelas e, por isso, se destaca entre os outros animais. Um bicho como esse é raríssimo de se encontrar. Solto na natureza geralmente sobrevive por pouco tempo. Por não conseguir se camuflar, torna-se presa fácil.

Jibóia
Mais recente inquilina do nosso viveiro é a jiboia batizada como “Carinhoso”. O animal, que está no Instituto desde agosto, foi entregue pelo setor de zoonoses da prefeitura de Paraíba do Sul. Antes de ser direcionado ao viveiro aberto à visitação, Carinhoso passou dois meses em quarentena, devido a uma lesão cicatrizada no rosto.
Essa condição, embora não traga riscos à sua saúde, faz com que Carinhoso se destaque entre as jiboias, que normalmente têm um padrão de escamas em tons de marrom e verde, ideal para a camuflagem em seu habitat natural.
Jiboias-constritoras são conhecidas por sua habilidade de se esconder e capturar presas, desempenhando um papel crucial no equilíbrio dos ecossistemas. Carinhoso, com sua aparência marcante e personalidade tranquila, simboliza a resiliência da vida selvagem. Ele agora vive em um ambiente seguro, onde pode se recuperar e ser apreciado pelo público.

Extração pública de veneno
Mensalmente, quem quiser poderá conferir extrações públicas de venenos de cobras e escorpiões. A iniciativa é parte do projeto “Um toque de ciência”, que tem o objetivo de informar e educar sobre animais peçonhentos, pesquisas e questões ambientais. O evento é gratuito e começa às 10h.
Os biólogos e pesquisadores do Vital Brazil explicam passo a passo a retirada do veneno dos animais e, depois do processo da extração, respondem às dúvidas que surgirem.
TEMPORARIAMENTE A EXTRAÇÃO PÚBLICA DE VENENO NÃO ESTÁ FUNCIONANDO.
Veja aqui o filme da extração de veneno aberta ao público.
Confira a próxima data pelo telefone 0800 022 1036.
