SINE/RJ
O Sistema Nacional de Emprego - SINE/RJ é uma política pública, criada em 1975 pelo Governo Federal, através do decreto n° 76.403, com o objetivo de abrir as portas do emprego formal para milhares de brasileiros.
Em 2018, o SINE iniciou um processo de reformulação e passou a ser guiado por novas diretrizes estabelecidas na Lei nº 13.667, que alterou a maneira com que os postos passaram a ser geridos e financiados, dividindo as ações e responsabilidades entre as esferas federais, estaduais e municipais. No Estado do Rio de Janeiro, a gestão do SINE é feita pela Secretaria de Trabalho e Renda, sob a coordenação e supervisão do Ministério da Economia.
O SINE oferece serviços de intermediação de mão-de-obra, habilitação ao seguro-desemprego e carteira de trabalho, tendo entre seus objetivos e diretrizes:
- Otimizar o acesso ao trabalho decente, exercido em condições de liberdade, equidade, dignidade e segurança, e a sistemas de educação e de qualificação profissional e tecnológica;
- Propiciar orientação ao trabalhador quanto à escolha de emprego;
- Prestar informações aos empregadores sobre os recursos humanos disponíveis;
- Estabelecer condições para a adequação entre a demanda do mercado de trabalho e a força de trabalho em todos os níveis de capacitação;
- Entre outros, com o intuito de beneficiar à população fluminense.
Atualmente, existem 43 unidades SINE distribuídas por todo o estado. Todos os serviços são disponibilizados de maneira gratuita, transparente e com qualidade aos seus usuários.