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Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

1. O que é o Cadastur?
Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.
O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficias de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal. No Rio de Janeiro o órgão delegado é a TurisRio.

 

2. Qual o objetivo do Cadastur?

O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.  

 

3. Como faço para realizar o cadastro no Cadastur?

Acesse o site https://cadastur.turismo.gov.br/ para ter mais informações sobre o cadastro.

 

4. O que é o Programa de Artesanato?

O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/TurisRio), tem como objetivo reconhecer a atividade como geradora de desenvolvimento regional e registro vivo da história local. O programa coloca em prática ações que visam o empreendedorismo para os inscritos, além de identificar e mapear a matéria-prima e técnica utilizada pelos artesãos do estado.  

 

5. Como faço para me cadastrar no Programa de Artesanato?

Para se cadastrar você deve comparecer em uma das ações de cadastramento que o Programa de Artesanato está realizando em todo o Estado. Estamos percorrendo todos os municípios fluminenses para realizar cadastros de artesãos. Iremos atender os 92. Acompanhe as nossas redes sociais para saber das próximas datas de cadastramento.

 

6. O que preciso para me cadastrar no Programa de Artesanato?

Para realizar o cadastro é necessário levar :

- Uma foto 3x4

- Cópias do comprovante de residência, CPF e RG

- Produtos finalizados. Podem ser cadastradas até três técnicas diferentes

- Uma peça inacabada para finalização no local

O artesão que não levar algum desses itens não poderá ser atendido!

 

7. Quem se encaixa no perfil para se cadastrar no Programa de Artesanato?

Todos os critérios de avaliação são definidos através da base conceitual do PAB (programa de Artesanato Brasileiro). Com isso, na etapa de comprovação técnica do nosso cadastro observamos se o profissional está apto para desenvolver a atividade. Para saber, confira a nova Base Conceitual do PAB: http://www.imprensanacional.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/34932949/do1-2018-08-01-portaria-n-1-007-sei-de-11-de-junho-de-2018-34932930

 

8. Quais são os benfícios do cadastro no Programa de Artesanato?? 

Uma vez inscrito no programa o artesão terá acesso à:

* Carteira Nacional do Artesão;

* Participação em feiras do PAB;

* Divulgação;

* Capacitação / Qualificação;

* Microcréditos;

* Comercialização.