play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94.1FM

Ônibus Lilás estaciona em Teresópolis e transforma praça em espaço de cuidado
 Ethelvina Carreiro, 82, foi uma das primeiras a chegar: 'Esse ônibus tem que vir mais vezes, porque muitas mulheres não têm condições de ir a um posto de saúde'

Ação realizou mais de 700 atendimentos entre orientação jurídica e psicológica, exames de saúde e atividades de bem-estar

Mais de 700 atendimentos foram realizados, nesta quarta-feira (12), durante a ação do Ônibus Lilás na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, em Teresópolis, na Região Serrana. O evento ofereceu serviços gratuitos como orientação jurídica, exames de saúde, atividades de bem-estar e oficinas de arte.

“A presença do Ônibus Lilás nos municípios reforça o empenho do Estado em ampliar o acesso das mulheres aos serviços públicos, garantindo acolhimento humanizado e fortalecendo a rede de proteção”, destacou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

A iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) levou acolhimento, orientação e serviços especializados em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a OAB Mulher, a Fundação Leão XIII e o Detran-RJ.

“Infelizmente, conheci mulheres que apanhavam, e um serviço como esse oferecido pelo Ônibus Lilás é bom, porque ensina a gente a viver e a se proteger”, contou a aposentada Ethelvina Carreiro, de 82 anos.

Ex-dançarina, Ethelvina foi uma das primeiras a chegar e bailava animada ao som da música promovida por um artista local. Aproveitou para fazer teste de glicemia, medir a pressão e realizar uma limpeza de pele:

“Esse ônibus tem que vir mais vezes, porque muitas mulheres não têm condições de ir a um posto de saúde.”

A moradora Cecília Rodrigues Amaral, de 88 anos, também participou da ação. Acompanhada do filho, ela aproveitou para medir a pressão:

“Esta ótima! É um trabalho amoroso, com tanto carinho pelas pessoas. Agradeço pela ideia tão maravilhosa”, disse ela.

No total, a ação realizou 714 atendimentos. O Ônibus Lilás se consolidou como uma das principais estratégias de interiorização das políticas públicas de proteção e valorização das mulheres fluminenses. Desde o início de 2025, o projeto já soma mais de 5 mil atendimentos em diferentes regiões do estado.

0