De 12 a 15 de agosto, o Armazém 3 do Pier Mauá recebe o estande Inclusive Talks, iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro no Rio Innovation Week. Nesta terça-feira (12), a Secretaria de Estado da Mulher apresentou uma experiência imersiva baseada na carta de uma mulher salva pela Patrulha Maria da Penha.
A atriz Lucinha Lins emprestou sua voz para dar vida à história de uma vítima de violência doméstica atendida pelo programa. Em um espaço preparado especialmente para a ação, os visitantes se deparavam com um espelho e recebiam fones de ouvido para ouvir a leitura da carta, como se estivessem no lugar da mulher retratada na história.
A primeira a vivenciar a experiência foi a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, que se emocionou e reforçou a importância do trabalho integrado no enfrentamento à violência.
- O enfrentamento à violência doméstica exige que governo e sociedade atuem juntos. Histórias como essa mostram que a rede de proteção funciona e salva vidas - afirmou.
Entre os visitantes, a professora Roseleia Nascimento, de 55 anos, destacou a relevância de iniciativas como essa para dar visibilidade à Lei Maria da Penha.
- Antes, as mulheres sofriam dentro de casa até que a agressão se agravasse ou resultasse em feminicídio. Hoje, temos instrumentos de proteção, mas é fundamental levar essas histórias adiante para mostrar que há esperança e que é possível superar a violência doméstica - disse.
A experiência faz parte da programação do Inclusive Talks, que até o dia 15 de agosto promove debates, painéis e vivências sobre inclusão, direitos humanos e políticas públicas no Rio Innovation Week.